sábado, 5 de agosto de 2017

TOP 10 - Melhores Protagonistas (Kamen Rider)


Um dos principais fatores pra uma série ser considerada boa, além do enredo e das lutas, é o personagem principal. Uma série com enredo bobo e lutas mal-feitas ainda é assistível se tiver um bom protagonista, por outro lado, se uma série tiver um protagonista ruim, independente dos outros fatores, raramente vai chamar atenção de um grande número de telespectadores.
Pensando nisso, resolvi fazer esse Top 10 com os meus protagonistas favoritos. Lembrando sempre que a minha opinião não é absoluta, ou seja, você pode discordar em partes ou totalmente. Pra mim, não existe protagonista ruim, todos são bons de uma forma ou de outra, beleza? Certo, então vamos à lista.

10º Lugar - Daisuke Yamamoto (Amazon)


A-MA-ZON! O Rider Tarzan é um dos mais legais de toda a franquia, não só pela maneira como ele lutava e matava os monstros, pois ele também teve um desenvolvimento notável com o passar da série. De um ser animalesco e irracional, ele foi aprendendo a ser um humano normal. Aprendeu a falar, usar roupas e até mesmo desenvolveu seus próprios golpes de luta, deixando de lado as mordidas e unhadas. Fora que ele foi o primeiro Rider mutante da franquia, ou seja, ele teve sim sua importância como um todo. Sem contar que sua série inspirou o Kamen Rider Amazons, uma das séries mais viscerais e violentas dos últimos anos.

9º Lugar - Kotaro Minami (Black)


O favorito da maioria dos fãs brasileiros tinha que estar nessa lista de qualquer jeito. Apesar de não gostar da série em si (os fãs da Manchete que me perdoem), eu acho o Kotaro (ou Issamu, se preferir) um ótimo protagonista e herói. O que eu acho mais legal é como ele se manteve inabalável até o fim, mesmo sofrendo perdas irremediáveis e que, na maioria das vezes, foram culpa dele mesmo, direta ou indiretamente. Eu posso afirmar com certeza que nenhum outro protagonista antes dele sofreu tanto quanto o Black Sun. No final do Black, ele perdeu tudo (o irmão, as duas motos, o amigo monstro, a irmã e a amiga da irmã) e poderia ter passado o resto da vida infeliz, mas na série seguinte, o Black RX, ele já estava de bem com a vida, tendo um emprego e até uma namorada. Kotaro é um verdadeiro exemplo de perseverança. Com certeza, merece estar nessa lista.

8º Lugar - Kouta Kazuraba (Gaim)


Kouta é o protagonista com quem eu mais me identifico. Não só por ele ser um jovem desempregado, mas também pela sua insistência em sempre tentar ver o lado bom das pessoas (sim, é assim que eu sou). Kouta era um personagem inocente e até ingênuo mesmo, pois ele quase sempre era enganado por pessoas que queriam se aproveitar de sua ingenuidade. Apesar disso, Kouta nunca deixou de lutar por aquilo que acreditava e, até o fim, lutou para salvar a humanidade sem derramar uma gota de sangue sequer (diferente do Takatora que estava disposto a sacrificar milhões de pessoas para salvar bilhões). No fim, ele fez algo que pouquíssimos fariam, não vou dar spoilers, mas quem assistiu sabe, foi um ato muito nobre e justo. Um protagonista incrível para uma série incrível, esse é o Kouta.

7º Lugar - Yusuke Godai (Kuuga)


Um dos protagonistas mais carismáticos da franquia. Yusuke se tornou o Kuuga por acaso, mas no final das contas, mostrou-se ser o mais apto a usar o novo poder para lutar contra os Grongis. O mais legal é que, diferente da maioria dos Riders que vieram depois dele, que ficavam mais fortes ou por causa de upgrades que recebiam através de gadgets ou de novas armas, que seja, Yusuke foi ficando mais forte através de esforço e dedicação. Cada novo inimigo que ele enfrentava, ele ficava mais forte e até os upgrades que ele recebeu ao longo da série custaram caro, não foram algo simples de se receber. Yusuke sofreu bastante, viu pessoas morrerem, apanhou muito e ficou à beira da morte algumas vezes, mas ele nunca pensou em desistir e se esforçou pra conseguir proteger o sorriso das pessoas. Um protagonista sem igual.

6º Lugar - Wataru Kurenai (Kiva)


Wataru começou como um protagonista fraco e que tinha muita dificuldade em interagir com outras pessoas (muito parecido com o Shinji de Neon Genesis Evangelion), por causa disso, muitos não gostam dele, mas quem assistiu Kiva até o fim, testemunhou uma das mais incríveis evoluções de um protagonista em um Tokusatsu. Wataru, ao longo da série, encarou várias desilusões, crises existenciais, depressão e até mesmo fez algumas escolhas bem duvidosas, mas no fim, ele amadureceu e se tornou uma pessoa completamente diferente de como ele era no começo da série. Ele passou por muitos dilemas que nós mesmos passamos na vida real, mas diferente de muitos de nós, ele aprendeu com seus erros e se tornou um verdadeiro homem, com personalidade forte e tudo mais. Analisando todo o conjunto da obra, não me resta dúvidas que o Wataru merece estar nessa lista.

5º Lugar - Takeshi Hongo (Ichigo)


Se um dia vocês verem uma lista de "Melhores Kamen Rider" e não tiver esse homem na lista, desconsiderem imediatamente. Takeshi Hongo é uma lenda, extremamente respeitado por todos os fãs da franquia, até porque foi ele que começou tudo. Sua série foi inovadora na época, já que o que fazia sucesso mesmo eram séries e filmes de heróis/monstros gigantes, mas Kamen Rider veio com uma proposta bem diferente, mostrando um humano comum sendo transformado em um "monstro" para servir a um império do mal (Shocker), mas que, felizmente, conseguiu se libertar e dedicou todos os seus esforços para lutar contra as forças do mal. Sua série foi tão bem sucedida que, até hoje, é a série tokusatsu com o maior número de episódios (98 episódios) e influenciou todos os que vieram depois. Até hoje Takeshi é homenageado nas séries atuais e até apareceu no Showa vs Heisei, sendo interpretado pelo próprio Hiroshi Fujioka. Como eu falei, Takeshi Hongo é uma lenda e merece o respeito de todos.

4º Lugar - Shiro Kazami (V3)


Muitos, inclusive eu, consideram V3 a melhor série Kamen Rider da Era Showa. Shiro Kazami era amigo dos dois Kamen Rider (Takeshi Hongo e Hayato Ichimonji) e, após ter a família morta a mando da Destron, pediu para ser transformado em ciborgue para poder se vingar da organização do mal, tornando-se Kamen Rider V3. Mesmo com essa perda irremediável, Shiro não se deixou abalar e permaneceu firme do início ao fim, sempre mostrando ser um homem atencioso e com um bom coração. Muitas vezes, ele se preocupava mais com os outros do que consigo mesmo, mesmo ferido ou à beira da morte. Ele é um dos protagonistas mais carismáticos da franquia e sua série envelheceu muito bem. V3 é um verdadeiro marco pra franquia e, assim como a primeira série, é até hoje muito bem lembrada pelo público japonês.

3º Lugar - Kazuma Kenzaki (Blade)


Kenzaki, assim como muitos heróis, presenciou a morte dos pais quando criança. Isso fez com que ele desenvolvesse um senso de justiça e de responsabilidade muito forte, obrigando a si mesmo a sempre lutar pelos outros. Mesmo quando ele não tinha culpa de nada, ele se responsabilizava por não poder ter feito nada pra impedir o pior, o que demonstrava sua nobreza e sua perseverança. Kenzaki evoluiu muito como pessoa e como protagonista, mas o maior destaque da série foi sua amizade com o Hajime, um Undead que, inevitavelmente, causaria a destruição do mundo se não fosse selado. Essa amizade, somada com o senso de justiça forte, levou-o a tomar uma decisão muito arriscada, mas que ele fez sem pensar duas vezes, tanto pelo Hajime quanto pela humanidade. Kenzaki merece o respeito de todo fã da franquia, não só pelo seu imenso carisma e altruísmo, mas também pelas escolhas que fez. Ele foi um verdadeiro herói do início ao fim.

2º Lugar - Phillip (W)


O personagem central da minha série favorita. Phillip, mesmo sendo o homem mais inteligente do planeta, demonstrava ter algumas dúvidas em relação ao comportamento das pessoas, o que foi mudando a cada caso solucionado em parceria com o Shotarou. Mesmo sendo mais racional, Phillip esbanjava carisma sem ser apelativo (diferente de muitos protagonistas modernos) e, apesar de ser melhor pensando do que lutando, ele demonstrou ser um bom lutador quando ele se transformava em FangJoker. Ele nunca hesitou em tomar nenhuma decisão e tinha plena consciência do que deveria ser feito, por isso eu admiro ele. Shotarou também foi um ótimo protagonista, mas o meu favorito, com certeza, é o Phillip, por isso ele ganha a medalha de prata desse Top.

1º Lugar - Shinji Kido (Ryuki)

E a medalha de ouro vai para o protagonista mais humano de toda a franquia, Shinji Kido. Como assim "mais humano"? É simples. Shinji não tinha grandes habilidades, ele era uma pessoa comum que dependia do emprego e passava por muitos problemas que nós mesmos passamos no dia-a-dia. Shinji, mesmo quando se tornou Rider, não mudou drasticamente de personalidade ou se tornou um grande lutador de uma hora pra outra, pelo contrário, do início ao fim, ele foi um cara comum tentando fazer o que era certo. Ele foi o protagonista mais equilibrado da Era Heisei e em nenhum momento dependeu de "protagonismo" ou algo assim, na verdade ele foi o protagonista que mais se ferrou. Ele era o único Rider da série que realmente se importava em proteger as pessoas, diferente dos outros que priorizavam seus próprios desejos egoístas (com exceção do Tezuka, claro). Mas não só por isso, ele era um protagonista engraçado, não só por viver se atrapalhando, mas porque ele era espontâneo (assim como o Phillip), não tinha como não se divertir com ele. Por causa de tudo isso, eu considero o Shinji como o "Peter Parker" das séries Kamen Rider e ele está no meu Top 3 de personagens favoritos dos Tokusatsu.



É isso aí, muito obrigado por ter lido até aqui e muito obrigado também a todos que me apoiaram a continuar com meu Blog, estamos juntos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário