quarta-feira, 16 de agosto de 2017

TOP 10 - Reds de Super Sentai (2000-2017)


Como prometido ontem, aqui está a continuação do Top 10 anterior com os melhores Reds de Século 21 (2000 em diante). Apesar de termos muitos Sentai ótimos, nem todos têm Reds à altura e acabam sendo criticados por causa disso, mas aqui vocês vão ver que existem sim muitos Reds bom nesse período, então vamos lá.

10º Lugar - Kaoru Shiba/ShinkenRed (Shinkenger)

Kaoru é a primeira Red da franquia Super Sentai. A verdadeira 18ª líder do clã Shiba ficou ausente durante boa parte da série, aparecendo apenas em alguns episódios, porém, no "pouco" tempo que ela apareceu, ela mostrou ser uma líder nata e uma excelente guerreira, o que contrastava com sua pouca idade. Kaoru merece estar aqui, não só pela representatividade, mas pela sua importância na série como um todo. Fora que, mesmo aparecendo em poucos episódios, ela foi uma Red muito melhor que muitos Reds que tem por aí. Irônico, não?


9º Lugar - Kai Ozu/MagiRed (Magiranger)

O Red mais novo de todos (pelo menos, até onde eu vi). Embora fosse o caçula da Família Ozu, Kai foi um Red corajoso e surpreendente por ter apenas 16 anos, mas ser tão incrível nas lutas. Sua relação com seus irmãos mais velhos era excelente e sua rivalidade com Wolzard é uma das melhores da franquia. Sem contar que ele não era um Red apelão que nem muitos outros, pois tanto ele quanto seus irmãos eram privilegiados com poderes novos, ou seja, era justo. Kai é um ótimo personagem e jamais deve ser julgado pela sua aparência.


8º Lugar - Alata/GoseiRed (Goseiger)

Outro Red cuja aparência causa estranhamento em alguns. Não se engane, esse carinha pescoçudo e até um pouco andrógeno mesmo é um verdadeiro guerreiro, corajoso e destemido. Apesar de não ser, necessariamente, o líder, ele carregou a equipe nas costas na maior parte do tempo e mostrou várias vezes que ele é bem mais do que aparenta. Ele é a prova viva que qualquer um pode ser um herói, além de ser bem carismático. Alata merece respeito.




7º Lugar - Yamato Kazakiri/Zyuoh Eagle (Zyuohger)

Sendo o único humano da equipe, Yamato foi escolhido para liderar a equipe pela sua coragem e amor pela natureza. Ele foi um excelente Red e contou com alguns upgrades bem interessantes. Sua dinâmica com os outros membros da equipe era ótima, sem dúvidas um dos Reds mais carismáticos de todos. É uma pena que Zyuohger fez tanto pouco sucesso no Japão, porque é um Sentai excelente.





6º Lugar - Banban Akaza/DekaRed (Dekaranger)

Particularmente, Ban é o meu Red favorito de todos. No começo, ele era bem irritante por conta dos gritos e da postura extravagante, mas suas ações e sua força de vontade o fizeram ganhar o respeito da maioria dos fãs da franquia. Extremamente habilidoso com veículos, armas e combate corporal, Ban se destaca muito em relação à maioria dos Reds e, felizmente, com o passar dos episódios, ele foi melhorando como pessoa, deixando os gritos de lado e se tornando um Policial Espacial de respeito. Não é à toa que ele é o Red favorito do Nobuo de Akibaranger.


5º Lugar - Tatsuya Asami/TimeRed (Timeranger)

O Red do meu Sentai favorito. Tatsuya, assim como o Yamato, foi escolhido para ser Red "por acaso", mas demonstrou ter sido a escolha perfeita. Ele desenvolveu uma amizade forte com o restante da equipe, além de ter se apaixonado pela Yuuri. Ele ainda tentou trazer o Naoto para a equipe várias vezes, mas sem sucesso, infelizmente. Tatsuya conquistou muita coisa durante a série e "perdeu" tudo no final, mas ele aprendeu a ser uma pessoa melhor e isso que vale. Ele deu um show de altruísmo em Timeranger.


4º Lugar - Hiromu Sakurada/Red Buster (Go-Busters)

Muitos consideram o Hiromu um Red fraco, mas isso não é verdade. Ele evoluiu muito como pessoa e como líder ao longo da série. Embora tenha menos fãs que o Ryuji e o Jin, ele é sim um bom personagem, apesar de sua fraqueza com galinhas. Sua relação com sua irmã e a amizade com os demais integrantes da equipe garantiram que seu amadurecimento fosse notável e é por isso que ele está aqui. Fora que Go-Busters é um das melhores séries da atualidade, então essa posição é válida.



3º Lugar - Satoru Akashi/BoukenRed (Boukenger)

Akashi é o Red mais calmo e tranquilo de todos. Fanático por aventuras, ele é considerado o melhor aventureiro e caçador de tesouros do mundo, motivo esse que fazia o Masumi sempre querer superá-lo, mas não tinha jeito porque o Akashi era o cara. Seu amor por aventuras só não era maior que o seu senso de justiça e de liderança, pois ele sempre se arrisca em favor de pessoas que corriam perigo. Ele se preocupava muito com seus companheiros e era capaz de tudo para protegê-los e incentivá-los por isso a medalha de bronze vai para ele.


2º Lugar - Takeru Shiba/ShinkenRed (Shinkenger)

Takeru assumiu a liderança do clã Shiba durante a ausência da Kaoru, porém ele foi um líder tão incrível e tão carismático que a própria acabou passando a liderança pra ele, oficializando-o como líder do clã. Takeru impõe respeito até quando está em silêncio e ninguém questionava sua autoridade. De fato, ele só não levou a medalha de ouro por muito pouco, porque ele também merecia.






1º Lugar - Capitão Marvelous/GokaiRed (Gokaiger)

A maioria de vocês deve ter adivinhado que o Marvelous estaria em primeiro (ou nos três primeiros, que seja). A questão é que o Marvelous foi um capitão e líder muito bom mesmo, sua liderança era absoluta e sua perícia nas lutas era invejável. Apesar de ser egocêntrico no começo, preocupando-se apenas com o maior tesouro do universo, ele aprendeu a importância de ser um herói e foi se tornando mais humano ao longo dos episódios. Esse cara apanhou muito na vida dele, mas ele ficava mais forte a cada batalha enfrentada e, por causa de tudo isso, o capitão do Esquadrão Pirata recebe a medalha de ouro.


Chegamos ao fim de mais um Top 10. Obrigado por ter lido até aqui e, por favor, se você tiver uma sugestão de Top 10 ou qualquer ideia para post, pode comentar. Muito obrigado e até a próxima!

terça-feira, 15 de agosto de 2017

TOP 10 - Reds de Super Sentai (1975-1999)


Apesar de contar com muitos personagens incríveis em cada série, o Red é, muitas vezes, o que chama mais atenção nos Super Sentai. Embora nem sempre seja o líder, o Red é quase sempre o personagem que tem mais destaque e desenvolvimento, com algumas poucas exceções. Já faz um tempo que eu queria fazer um Top 10 dos Melhores Reds, mas eu resolvi diferenciar e fazer duas listas separadas com os Reds do Século 20 (1975-1999) e os do Século 21 (2000-2017). Hoje teremos esse e amanhã teremos o outro, certo? Então vamos lá.

10º Lugar - Tsuyoshi Kaijo/Akaranger (Goranger)

O primeiro Red da história não poderia ficar de fora desse top. Embora eu não tenha assistido Goranger, seria injusto não incluir o pioneiro de toda a franquia. Akaranger é considerado, juntamente com o Kamen Rider Ichigo e o Gavan, uma das maiores lendas das séries da Toei. Esse é daquele tipo de personagem que você tem a obrigação de respeitar e, com certeza, merecia estar em uma posição melhor nesse top, mas como eu não assisti a série, vou deixá-lo na décima posição mesmo.



9º Lugar - Geki/Tyranno Ranger (Zyuranger)

Apesar de ter sido a série que serviu de base para a primeira temporada de Mighty Morphin Power Rangers, Zyuranger não costuma ser bem lembrado pela maioria dos fãs. Porém, mesmo quem não gosta de Zyuranger tem que concordar que Geki foi um ótimo líder. O Príncipe da Tribo Yamato teve um bom destaque na série e sua relação com Burai, seu irmão mais velho, foi uma das melhores coisas já vistas na franquia. Mesmo que você não goste de Zyuranger, por favor, pelo menos respeite o Tyranno Ranger.



8º Lugar - Shirou Gou/Red One (Bioman)

Bioman foi tão importante para os Super Sentai quanto Goranger, já que foi o primeiro a alcançar notoriedade fora do Japão. Shirou foi um ótimo líder e sua liderança inspirou a equipe toda de uma maneira incrível. Apesar de não ter tido o destaque merecido, a história dele com seu pai foi um acréscimo interessante na história. Quem ainda não assistiu Bioman, fica a dica.






7º Lugar - Matoi Tatsumi/Go Red (GoGo V)

GoGo V é uma das séries mais subestimadas da franquia Super Sentai. Com 24 anos, Matoi foi escolhido para liderar a equipe formada por ele e seus quatro irmãos. Apesar de ser um tanto rígido demais em alguns momentos, ele foi um líder exemplar, agindo mais como um "pai" na maior parte do tempo, até por ter ajudado a criar seus irmãos. Ele é daquele tipo de pessoa que briga porque ama e por isso ele está aqui. Aliás, assista GoGo V porque é muito bom, apesar de ser pouco falado.



6º Lugar - Hiryuu Tsurugi/Change Dragon (Changeman)

O favorito do Brasil. Até hoje, Tsurugi é o Red que tem mais fãs no Brasil e não pensem que é só porque Changeman foi o primeiro Sentai a passar no Brasil. Ele foi um ótimo Red, tendo um destaque muito grande na série. Ele teve muitos momentos memoráveis, como no episódio "O Metaleiro Espacial" onde ele dá uma aula de humanidade para todos os habitantes do universo e, principalmente, no episódio 52, onde ele tem aquela luta derradeira e memorável com o Buba. Tsurugi realmente merece a fama que tem e por isso ele está aqui.


5º Lugar - Takeru/Red Mask (Maskman)

Muitos fãs brincam falando que Maskman á a versão de Romeu e Julieta nos Super Sentai, o que não deixa de ser verdade. Takeru passou a maior parte da série no drama de salvar sua amada do Império Tube e ainda tinha que enfrentar sua irmã gêmea que o odiava mais do que tudo. Imagina ter que enfrentar uma pessoa idêntica à que você ama, mas com índole e personalidade totalmente opostas. Takeru se esforçou, mas mesmo assim, teve que ver sua amada partir no final. Ele foi um verdadeiro guerreiro e por isso merece estar aqui.


4º Lugar - Ryo/Ryuu Ranger (Dairanger)

De longe, o Red mais "testosterona" de toda a franquia. No começo, ele não era grande coisa como líder, mas depois da chegada de Jin Matoba, seu grande rival, ele se fortaleceu de uma maneira inacreditável e se tornou, provavelmente, o Red mais forte fisicamente de todos (desconsiderando os que tem força sobre-humana, claro). Ryo evoluiu muito como pessoa e como líder, seu desenvolvimento é impressionante, não tinha como deixar ele de fora desse top.




3º Lugar - Ryu Tendo​/Red Hawk (Jetman)

Muitos Reds sofreram bastante ao longo de suas séries, mas com Ryu isso foi além. Passando por uma situação parecida com a do Takeru, Ryu não conseguiu salvar sua namorada que havia sofrido lavagem cerebral e se tornado membro da Vyram. Mesmo se esforçando muito, ele não atingia resultado nenhum e isso, em dado momento, lhe custou sua sanidade. Mas como um bom guerreiro que ele era, ele deu a volta por cima, superou todos os seus traumas e até se casou com a Kaori, mostrando que um bom líder deve superar não só os inimigos externos, mas também os internos. Ryu é o cara!

2º Lugar - Riki Honoo/Red Turbo (Turboranger)

Turboranger pode não ser uma série tão boa quanto as citadas anteriormente, mas seu Red, Riki Honoo, é um dos melhores sem sombra de dúvidas. Ele era dotado de coragem, força, perseverança e otimismo, tudo que um Red precisa ter. Ok, mas isso os outros também tinham, então por que o Riki é especial? Simples, ele só tinha 18 anos, diferente dos outros que tinham mais de 20 anos. Por ser tão jovem, é impressionante o quão maduro e responsável ele era. Ele teve muitos momentos incríveis em Turboranger e, mesmo essa sendo uma série mediana, no geral, Riki é um Red espetacular.


1º Lugar - Yusuke Amamiya/Red Falcon (Liveman)

A medalha de ouro desse Top vai para Yusuke. Apesar de não ser tão inteligente quanto a Megumi e o Jou, ele se sobressaiu como guerreiro e se tornou o líder dos Liveman. Ele teve muitos momentos de dúvida e tensão na série, algumas vezes se perguntando se realmente valia a pena passar por tanta dificuldade. Ele foi amadurecendo aos poucos e sua personalidade foi melhorando também, deixando de ser sarcástico e nervosinho e se tornando calmo e responsável como um Red deve ser. Por tudo isso e por ter sido líder em uma série tão espetacular, creio que quase todos concordam que Yusuke merece estar aqui em primeiro lugar.


É isso aí, amanhã teremos o Top 10 dos Melhores Reds do Século 21, então fiquem ligados. Obrigado por ler esse top e até a próxima, flw!

domingo, 13 de agosto de 2017

10 Piores Pais dos Tokusatsu


Existem milhões de pais no mundo e, tanto no mundo real quanto na ficção, temos pais que são verdadeiros exemplos de como cuidar bem dos filhos. No Tokusatsu no Sekai isso não é diferente, aliás, seria impossível fazer uma lista com os melhores pais, pois muitos ótimos pais ficariam de fora e isso não seria justo. Então eu resolvi fazer essa lista com os piores pais dos Tokusatsu. Esses dez fazem o Goku e o Ging Freecss parecem pais excelentes (só rindo, né).

1 - Doctor Man (Bioman)

Ok, de todos os pais dessa lista, esse deve ser o menos pior, afinal, ele até tentou trazer o filho pro seu lado, mas sem sucesso. Além de ter abandonado a esposa e o filho, ele construiu um clone do filho e tentou destruí-lo junto com o restante do mundo após ser derrotado pelos Bioman no último episódio. Ele teve a oportunidade de ter redenção pelas suas maldades (que nem o Darth Vader), mas rejeitou isso e morreu como um verdadeiro vilão mesmo. Pois é, se você já achou esse pai ruim, espera pra ver os próximos.


2 - Senhor Bazoo (Changeman)

Foi uma grande surpresa para todos quando, no episódio 41, foi revelado que o líder da estrela Gozma tinha um filho adotivo. Principe Ícaro chegou na Terra para tentar destruir os Changeman, mas acabou se apaixonando pela Sayaka/ChangeMermaid. Ele até tentou conversar com o pai, mas o Senhor Bazoo não quis nem saber e matou o Ícaro com tamanha frieza e crueldade. O Peter Quill dos Guardiões da Galáxia teve sorte do Ego não ser que nem esse cara aqui.




3 - Soichiro Akizuki (Kamen Rider Black)

Pai de Nobuhiko e pai adotivo de Issamu Minami, ele entregou os dois filhos para o Império Gorgom com o intuito dos dois serem transformados nos Imperadores Seculares e lutarem entre si para decidir quem seria o sucessor do Grande Rei. Apesar de ter morrido logo no primeiro episódio, isso não muda o fato dele ter feito o filho legítimo ser transformado no Shadow Moon e causado inúmeras atrocidades. Fora o fim que ele teve, claro.




4 - Oninin Dokusai (Jiraiya)

Comparado com os três citados anteriormente, Dokusai até que não é tão ruim, mas não acho que um pai que se preze deixaria os dois filhos lutarem com um ninja que tinha uma espada capaz de desintegrar pessoas, mas isso é só um mísero detalhe, não é mesmo?








5 - Shadam (Dairanger)

Qualquer xingamento é elogio pra esse cara. Ele tratava o filho Akomaru como lixo e quando ele e sua mãe morreram, adivinha, ele não teve reação nenhuma. Esse cara é um cretino, nojento e desalmado, quem não sentiu ódio desse desnaturado merece ser internado em um hospício.








6 - Wolzard (Magiranger)

Um dos melhores vilões da franquia Super Sentai. Logo no segundo episódio de Magiranger, ele mata a mãe dos Irmãos Ozu que, na verdade, costumava ser sua esposa antes dele se aliar à Infershia. Se ele quisesse, de fato, matar os Magiranger, ele teria feito isso logo de cara, mas isso não muda o fato dele ter causado muita dor e sofrimento para os seus cinco filhos. Por tudo que ele fez, Wolzard merece o título de "Darth Vader dos Super Sentai".




7 - King (Kamen Rider Kiva)

O Rei dos Fangires não aceitava traição de forma alguma e foi justamente por isso que ele ameaçou o próprio filho, Taiga, para garantir que a Maya não o interferisse quando ele fosse matar Kurenai Otoya. Antes de morrer, ele ainda tentou matar os dois, mãe e filho, mas foi impedido pelo próprio Taiga. Apesar de ter sido derrotado e humilhado, ele morreu feliz sabendo que seu filho se tornaria o próximo King. Legal, mas isso não muda o fato dele ter tentado matá-lo, por isso o cover de David Bowie está aqui.



8 - Ryubee Sonozaki (Kamen Rider W)

Não só por ter causado, indiretamente, a morte do filho mais novo, Ryuube não tinha amor pela família mesmo. Além de ter tentado matar a filha mais velha, Saeko, ele também usou a filha mais nova, Wakana, para realizar o Gaia Impact e concretizar seus planos. Só acho que o patriarca da Família Sonozaki deveria ter dado um pouco mais de amor para seus familiares.






9 - Tenjuro Banno (Kamen Rider Drive)

Pai de Kiriko e Go/Kamen Rider Mach, ele fez todos acreditarem que foi mais uma vítima dos Roidmudes, sendo que, na verdade, foi ele que os criou pra início de conversa. Depois disso, ele ainda manipulou o filho para poder transmitir sua consciência para o Banno Driver, permitindo que ele se transformasse em Kamen Rider Gold Drive. Esse só não é pior que o próximo e último dessa lista.





10 - Masamune Dan (Kamen Rider Ex-Aid)

Sem brincadeira, esse sujeito é pior que todos os anteriores. Além de ter manipulado, de certo modo, o Kuroto para criar o Crônicas Kamen Rider, ele ainda matou o próprio filho não uma vez, mas DEZENAS de vezes. Quem não está acompanhando Ex-Aid pode achar que isso é papo de louco (não deixa de ser), mas é real. Um cara que mata o filho mais de uma vez não poderia ser deixado de fora dessa lista.






Enfim, mais uma vez, obrigado por ter lido mais um post meu. Pra finalizar, gostaria de pedir que vocês dêem parabéns aos pais de vocês, abracem e beijem pois eles lhes deram a vida. Quem for órfão de pai, por favor, reze para eles e agradeçam por tudo que eles já fizeram por vocês. Enfim, meus parabéns a todos os pais do mundo por esse dia tão maravilhoso e se você que está lendo for pai, por favor, não seja que nem os pais citados aqui, pode ser? Muito obrigado e até a próxima.

sábado, 12 de agosto de 2017

10 Atores/Atrizes que interpretaram dois Ranger (Super Sentai)


Finalmente, deixando os Kamen Rider de lado, vou falar dos Super Sentai. Como todos sabem, a Toei tem o costume de chamar muitos atores e atrizes para viver mais de um personagem nas séries de suas franquias, por exemplo o Hiroshi Watari que foi o Sharivan, Boomerman (Jaspion) e Spielvan. Com os Super Sentai isso é o que mais acontece, aliás daria pra fazer vários posts só falando de atores e atrizes que participaram de duas ou mais séries. No entanto, tem também os atores e atrizes que interpretaram mais de um Ranger (vou usar essa expressão para todos saberem que se trata dos heróis coloridos) e aqui eu vou listar 10 Atores/Atrizes que interpretaram dois Rangers em séries distintas.

1 - Hiroshi Miyauchi (Goranger e JAKQ)

Esse cara é MITO! Além de ter interpretado o Shiro Kazami/Kamen Rider V3 e o Zubat (não é o Pokémon), ele também interpretou o Akira Shinmei/Aorenger e o Sokichi Banba/Big One, ou seja, ele foi o primeiro Blue e o primeiro White, respectivamente, da franquia Super Sentai (além de ter sido, de certo modo, o primeiro membro extra). Vou repetir: Esse cara é M-I-T-O!






2 - Yukio Itou (Goranger e Battle Fever J)

Yukio interpretou o Kenji Asuka/Midorenger e o Kensaku Shiraishi/Battle Cossack (este último que viria depois a ser substituído por Makoto Jin, interpretado por Naoya Ban). Uma curiosidade adicional é que, durante décadas, Battle Cossack foi o único Ranger Laranja da franquia, isso até 2014 quando surgiu o ToQ6gou em ToQger (sendo que a Swan Shiratori se transformou em DekaSwan em um episódio de Dekaranger, mas isso não conta muito).




3 - Kenji Ohba (Battle Fever J e Denziman)

Antes de ser eternizado como Policial do Espaço Gavan, Kenji Ohba interpretou Shirou Akebono/Battle Kenya e Daigoro Oume/DenziBlue. Outra curiosidade é que o nome civil do Gavan, no original, era Retsu e não Takeshi.









4 - Jun'ichi Haruta (Goggle V e Dynaman)

Outro ator que é mais conhecido pelo seu papel em Metal Hero (No Brasil, pelo menos). O eterno MacGaren de Jaspion interpretou, anteriormente, Kanpei Kuroda/GoggleBlack e o Ryuu Hoshikawa/DynaBlack (Sim, esse homem nasceu para usar Preto). Jun'ichi também interpretou o Yoshito Hirose em Kamen Rider Blade e o Doctor Prospect no filme do Kamen Rider Eternal, ou seja, é um dos poucos atores que participaram das três franquias da Toei (outro Mito).




5 - Shiro Izumi (Changeman e Zyuranger)

Esse aqui dispensa apresentações. Ele foi o Yuma Ozora/ChangePegasus e o Burai/DragonRanger, em outras palavras, ele foi um pégaso e um dragão (Seiya e Shiryu que se cuidem). Apesar do Ranger Verde ser mais famoso pela sua versão americana (Tommy Oliver), Shiro Izumi merece o respeito de todos nós.







6 - Teruaki Ogawa (Kakuranger e Gingaman)

Sasuke/NinjaRed e Hyuuga/Black Knight foram seus papéis mais importantes em Super Sentai. Aliás, Hyuuga é irmão mais velho do Ryouma (GingaRed), ou seja, ele é o segundo membro-extra de Super Sentai que é irmão mais velho do Red, sendo o primeiro o Burai que já foi citado anteriormente.








7 - Ayumi Kinoshita (Dekaranger e Kyoryuger)

Tava demorando para aparecer uma mulher nessa lista, não é mesmo? Na verdade, Ayumi é a primeira atriz a interpretar duas Ranger na franquia Super Sentai, tendo sido a Marika Reimon/DekaYellow e a Yuko Fukui/Kyoryu Cyan. Nem tem moral essa mulher (isso foi sarcasmo, caso você seja um Sheldon Cooper da vida).







8 - Hiroya Matsumoto (Magiranger e Go-Busters)

Hiroya interpretou Tsubasa Ozu/MagiYellow e Masato Jin/Beet Buster. Assim como o Teruaki Ogawa, ele foi primeiro um membro normal e depois interpretou um membro-extra.








9 - Masayuki Deai (Boukenger e Kyoryuger)

Masayuki interpretou o Eiji Takaoka/BoukenSilver e Tessai/Kyoryu Gray. Na verdade, ele interpretou o primeiro e o segundo Kyoryu Gray (assistam Kyoryuger pra entender melhor). Em 2013, ele interpretou Isogai no filme 47 Ronin, estrelado por Keanu Reeves. Ele é um dos poucos atores de tokusatsu que participou de um filme de Hollywood (assim como Kenji Ohba que participou do Kill Bill Vol. 1).





10 - Mao Ichimichi (Gokaiger e Kyuranger)

Pra finalizar, o caso mais recente dessa lista. M • A • O (nome artístico da Mao Ichimichi) foi a Luka Millfy/Gokai Yellow e, atualmente, está fazendo a voz da Raptor 283/Washi Pink. Eu sei que não é a mesma coisa, mas eu não poderia deixar de citar essa mulher maravilhosa (Luka is Love <3). Só para vocês saberem, a Suit actress que faz a Raptor é a Ryoko Gomi, que trabalhou também como Kyoryu Cyan, ToQ 3gou, ShiroNinger e Zyuoh Shark.






Muito obrigado pra todos que leram até aqui. Se vocês quiserem uma lista parecida, mas citando séries Kamen Rider e Metal Hero, é só comentar. Flw!

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Análise: Os Quatro Pilares (Kamen Rider Gaim)


Recentemente, eu terminei de assistir Kamen Rider Gaim e posso dizer pra vocês que essa série me surpreendeu completamente. Realmente, a fama que essa série tem de ser uma das melhores da franquia Kamen Rider (e dos tokusatsu em geral) não é brincadeira. Gaim abriu mão de vários clichês vistos nas séries anteriores e apostou em uma trama mais elaborada, com personagens de moralidade dúbia e situações de extrema tensão e suspense. Apesar do visual exageradamente colorido e extravagante dos Riders e alguns momentos de humor pastelão (duas características bem presentes nas séries atuais), Gaim não deixou de surpreender e suas qualidades superam, tranquilamente, seus defeitos. Claro que muitos vão criticar e dizer que essa série é superestimada, isso é comum, mas para mim, Gaim entrou em terceiro lugar no meu Top 3 Séries Kamen Rider (perdendo apenas para Blade  em segundo e W em primeiro).

No entanto, eu não vim aqui falar da série em si. Não que não tenha o que comentar sobre essa série, pelo contrário, mas eu decidi fazer esse post para falar, especificamente, dos quatro Riders principais da série (Gaim, Baron, Ryugen e Zangetsu). Muitos falam que os outros Riders foram mal aproveitados, mas eu discordo, porque os que tinham importância pra trama são esses quatro que eu citei. Os outros cumpriram bem os seus papéis e até que não fizeram feio (apesar que alguns tiveram finais lamentáveis, mas não faz mal), não é porque eles eram Riders que eles tinham que ter a mesma importância que os quatro principais, mas enfim, não vou me aprofundar nisso. O ponto é que eu tenho muito o que comentar sobre esses quatro, então chega de enrolação e vamos para o que interessa.

Kouta Kazuraba (Kamen Rider Gaim)


Começando pelo começo, claro. Pra mim, Kouta foi um ótimo protagonista, não só pelo carisma e por ser um excelente lutador, mas pelo seu desenvolvimento. No começo, Kouta era um jovem rapaz tentando amadurecer e se tornar um adulto responsável. Mesmo falhando em todas as suas tentativas de arranjar um emprego para ajudar sua irmã mais velha com as despesas do lar, Kouta nunca desistiu. Já começa por aí, desde o começo ele demonstrava ter um senso de responsabilidade enorme, mas além disso, sua perseverança e força de vontade também foram fatores que tornaram Kouta um personagem incrivelmente simpatizável e carismático. Confesso que, em alguns momentos, achei ele um tanto chato, não por ser moralista (eu também sou), mas por ficar gritando com os outros com frequência (mesmo que por uma boa causa, era bem chato na hora), porém, esse fator foi sendo corrigido próximo do final, então não tem problema.

Agora vamos falar do que eu mais gostei do Kouta: Seu desenvolvimento como personagem. A primeira vista, se comparado com os outros três Riders, Kouta pode parecer um personagem um tanto vazio e superficial, até por não ter objetivos traçados no começo fora a motivação-padrão de todo protagonista (salvar o mundo e todas as pessoas). De fato, no começo ele até podia parecer que seria um personagem genérico, mas felizmente, à medida que a série foi avançando, ele passou por muitos momentos tensos e, graças a isso, ele foi melhorando como personagem.

Seu amadurecimento foi notável, até porque, no começo, apesar de querer se tornar um adulto logo, quando ele virava Rider, era possível perceber que, no fundo, ele queria continuar sendo jovem e se divertir com seus amigos, assim como muitos de nós (eu, pelo menos, não queria crescer nunca). No entanto, quando ficou sabendo de tudo que a Yggdrasil estava fazendo por debaixo dos panos, usando os Beat Riders como cobaias e ainda planejando matar milhões de pessoas à qualquer momento, usando o pretexto de que isso era pelo bem do restante da humanidade, Kouta percebeu que ele tinha um enorme dever. Ele não comprava de forma alguma a ideia do Takatora que acreditava que certos sacríficos eram necessários, pelo contrário, Kouta acreditava que poderia salvar a todos sem abrir mão de nada, porém, no final, ele percebeu que as coisas não funcionam dessa forma. Ele amadureceu e percebeu que, para conseguir algo, ele precisava abrir mão de alguma outra coisa, e foi exatamente isso que ele fez. Ao perceber que, para poder derrotar seus inimigos, ele precisava abrir mão de sua humanidade, ele fez isso sem pensar duas vezes. Ele entendeu que é isso que um adulto deve fazer para alcançar seus objetivos. Mesmo sabendo das consequências, ele não hesitou.

Agora pare pra pensar, quantas vezes nós mesmos tivemos que fazer um "sacrifício" ou outro para podermos conseguir algo que queríamos ou precisávamos muito? Quantas vezes nós somos obrigados a mentir no dia-a-dia? Quantas horas nós passamos estudando e/ou trabalhamos, mesmo contra nossa vontade, para podermos ter a garantia de um futuro de sucesso? Nós frequentemente temos que tomar decisões no dia-a-dia que nós consideramos difíceis, mas que são banais, na verdade. O sacrifício que o Kouta fez pela humanidade foi infinitamente maior que isso. A conclusão do seu processo de amadurecimento foi quando ele foi obrigado a tirar a vida do Kaito, coisa que o Kouta do começo da série jamais faria. Esse momento foi quando ele deixou de ser um "garoto" e se tornou um verdadeiro homem, até porque, se ele não tivesse sacrificado o amigo, teria "sacrificado" toda a humanidade.

Concluindo, Kouta foi um protagonista excelente e muito bem construído. O desfecho dele não poderia ter sido melhor. Só pra encerrar essa parte, queria comentar sobre uma das críticas mais frequentes com relação ao personagem. Alguns dizem que ele ganhava os poderes novos com muita facilidade, diferente de outros Riders que, para poderem ficar mais fortes, sofreram um monte. Isso pode ser até verdade, mas vamos nos lembrar que, sempre que ele ganhava uma Lock Seed nova, acontecia algo na vida dele que o obrigava a tomar medidas drásticas. Um exemplo disso é quando ele confrontou o Takatora depois de roubar a Lock Seed da Minato e ele revelou ao Kouta que o primeiro Inves que ele matou era, na verdade, o Yuuya. Esse momento foi tenso.

Kaito Kumon (Kamen Rider Baron)

O meu personagem favorito de Gaim. Kaito começou na série como um personagem arrogante e que não estava nem aí pra ninguém. À princípio, poderia se achar que ele era só um cara chato e implicante, mas na verdade, ele não é nada disso. Kaito teve uma infância normal, porém, quando a Yggdrasil chegou em sua cidade e começou a modificá-la, a raiva e a frustração tomaram conta de si. Por ser criança, ele não entendeu porque aquilo aconteceu, mas aquilo fez ele perceber que as pessoas fracas não podem fazer nada contra os fortes. Quem comanda o mundo são as pessoas fortes e influentes e, ao se dar conta disso, Kaito mudou drasticamente sua personalidade e se tornou um jovem amargurado e revoltado com a sociedade.

A primeira vista, parecia que o Kaito tinha complexo de superioridade, por achar que podia, simplesmente, pisar em quem era "inferior" a ele, porém, no final, ficou claro que era exatamente o contrário. Kaito tinha complexo de inferioridade, ele acreditava que, por ser fraco, ele não tinha a capacidade de fazer aquilo que era queria do jeito que ele queria, por isso que ele era sempre carrancudo. Ele começou a dançar por aquele ser um modo de demonstrar superioridade dentro de seu alcance. Quando ele teve a oportunidade de fazer parte da Yggdrasil, ele não pensou duas vezes e abandonou a dança. Tudo que ele queria era ficar mais forte e ditar suas próprios leis, mas apesar de seu discurso autoritário de que os mais fracos mereciam ser massacrados, ele nunca praticou isso quando integrou a Yggdrasil.

Apesar de ter feito isso algumas vezes quando era dançarino, o Kaito desprezava todos aqueles que pisavam nos mais fracos. Todos aqueles que pretendiam ficar mais fortes se aproveitando dos mais fracos eram seus verdadeiros inimigos, tanto que ele falou isso pro Micchy quando o confrontou. Ele não considerava o Kouta um inimigo porque ele sabia que suas intenções eram puras e corretas, muito diferente do Micchy que ele desprezava por ser, segundo ele, um "verme" tentando usar os próprios companheiros e familiares para ficar mais forte. Pode até ter soado um tanto hipócrita para muitos, mas ele realmente odiava os fortes opressores. Mas então isso significava que ele se odiava? Sim, ele se odiava. Ele nunca precisou falar isso pra ninguém para ficar claro pra mim. Apesar de ter seus objetivos egoístas, ele nunca deixou de lado seus ideais. Ele nunca riu de ninguém, ele nunca zombou de ninguém por ser fraco e, principalmente, nunca deixou de incentivar ninguém a continuar se esforçando para ficar mais forte, pelo contrário, ele sempre incentivou a Mai a continuar dançando e fazer aquilo que ele mais gostava e também nunca desistiu de tentar fazer o Kouta abrir os olhos e perceber que seu melhor amigo era um mentiroso traiçoeiro.

Nos últimos episódios, quando ele comeu um dos frutos de Helheim e se transformou em um Overlord, ele revelou ao Kouta que, o que ele queria, na verdade, era criar um mundo onde os fracos não fossem oprimidos pelos fortes. Ele queria destruir a humanidade por acreditar que os humanos eram incapazes de melhorar e parar de cometer erros, por isso ele estava disposto a matar todos e começar a população do zero. Tudo que ele queria era um mundo de paz onde todos pudessem viver bem juntos, mas ele sabia muito bem que a raça humana jamais tornaria isso possível. No fim, o próprio Kouta admitiu que o objetivo da Kaito era certo, apesar de ter tomada as decisões erradas.

O mais incrível de tudo é que, quando ele estava prestes a morrer, ele não ficou triste ou arrependido, ele ficou contente pois a sua morte era, na realidade, sua libertação. Ao morrer, ele ficaria enfim livre do mundo opressor e cruel que ele vivia, ele não precisava mais fazer coisas que ele não gostava só para poder continuar vivendo, ele não precisava mais pisar em ninguém ou falar coisas absurdas ou imorais, ele podia enfim descansar. Tudo que o Kaito fez foi contra sua vontade, afinal, ele não escolheu viver em um mundo tão desigual e irracional. Ao contrário do que se poderia esperar, eu não fiquei triste por ele ter morrido, apesar dele ser o meu favorito da série, eu fiquei feliz pois, no fundo, ele queria ficar livre, mas ele não podia. Quando seu espírito conversou com a Mai pela última vez, foi a única vez na série toda que ele sorriu, porque ele estava feliz com seu destino.

Apesar de ter cometidos muitos erros, ele no fundo só queria ser uma pessoa boa. Ele é um exemplo perfeito daquela frase do Rousseau: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". Ao meu ver, Kaito é o personagem mais mal-compreendido da série, pois muitos acham que ele fazia o que fazia porque gostava. Eu me identifico muito com o Kaito, porque eu também me revolto com muitas atitudes da maioria das pessoas, mas eu sou obrigado a ficar calado porque eu não tenho voz para falar, que nem o Kaito não tinha. 

Resumindo esse parte: Kaito é o cara!

Mitsuzane Kureshima (Kamen Rider Ryugen)

O que falar do Micchy, não é mesmo? Esse carinha conseguiu despertar o ódio de inúmeros telespectadores por conta de suas ações e não é pra menos. Micchy fez tanta coisa ruim ao longo da série que eu poderia fazer um post inteiro só detalhando todos os erros que ele comete (e acredite, ficaria maior que esse post aqui). Entretanto, não dá para dizer que ele estava 100% errado no final das contas, ele teve seus motivos e, por isso, muitos dizem que ele não fez nada de errado. Claro que não é bem assim, mas vamos por partes.

Criado pelo próprio Takatora depois da morte dos pais, Micchy cresceu à sombra do irmão mais velho, nunca conseguindo ser reconhecido da maneira que ele queria. Isso fez ele desenvolver uma inveja monstruosa pelo irmão. Quando ele começou a fazer parte da Equipe Gaim, ele se encantou pela Mai e queria fazer de tudo para que ela o notasse, mas ela reparava mais no Kouta do que qualquer outro. O ciúme que ele sentiu, posteriormente, desenvolveu-se para um complexo de inferioridade que o levou a se tornar um "barril de pólvora" pronto pra explodir a qualquer instante. O momento da "explosão", no caso, foi quando ele se tornou um Rider e descobriu sobre a Helheim e o que o Takatora estava fazendo na Yggdrasil. À partir daí, Micchy pôs pra fora todos os seus sentimentos negativos e passou a fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos.

Micchy foi um dos personagens mais inescrupulosos e obcecados que já apareceu em um tokusatsu. Ganancioso, obsessivo, mentiroso, falso, manipulador, ladrão, impulsivo e até insano em determinado momento da série. Ele não hesitou em momento nenhum e fez tudo aquilo que estava em seu alcance para mostrar a todos do que ele era capaz. Mas afinal, por que eles fez todas esses coisas? Simples, foi por amor. Micchy era apaixonado pela Mai e queria tê-la de qualquer maneira. Para tanto, ele chantageou o Sid para ter o seu próprio Sengoku Driver e, quando se infiltrou na Yggdrasil, ele estava disposto a acabar com o Kouta de qualquer maneira, por esse ser muito melhor que ele em vários aspectos e, de certa forma, ameaçar os seus planos. Ele também estava disposto a fazer qualquer coisa para superar seu irmão mais velho e poder, finalmente, ficar fora de sua sombra.

Muitos odeiam esse personagem, mas será que ele merece mesmo todo esse ódio? Será que nenhum de nós faria o que ele fez? Eu acredito que ele fez muitas coisas bem graves e se permitiu dominar por sentimentos negativos de ódio, paixão, inveja e ganância, o que é repreensível, por outro lado, ele fez o que fez porque queria ser reconhecido. Não é totalmente justo atribuir toda a culpa para ele, pois tanto o Takatora quanto o Kouta influenciaram indiretamente para o Micchy ser do jeito que ele foi. Ambos só queriam o melhor pra ele, mas eles não sabiam como ele realmente se sentia. Ele podia ser incompreendido e se sentir excluído de certa forma, pois mesmo se esforçando para agir corretamente, ele não se sentia recompensado e, por isso, ele resolveu deixar isso de lado e passou a fazer de tudo para concluir seus planos.

Porém, mesmo ele tendo seus motivos, não dá pra dizer que ele não tinha uma visão distorcida sobre o mundo e as pessoas. À medida que a série avançava, ele foi cada vez mais se corrompendo por causa da raiva e da indiferença que ele achava que sofria das pessoas próximas a ele. Ele não entendia como a vida funcionava e, por conta disso, acabou se deixando levar por muitas pessoas verdadeiramente ruins que só queriam lhe usar, primeiramente os "amigos" do Takatora e depois os Overlords. Ele não teve discernimento e acreditou realmente que estava fazendo o certo. Micchy foi o personagem mais humano da série, porque ele foi o que mais errou e o que mais tinha defeitos. Esse é a razão de ter gente que o defenda, apesar de ser odiado pela maioria.

Na minha opinião, Micchy não merece todo esse ódio no final das contas, até porque, no fim, ele percebeu que errou e se arrependeu profundamente. Ele não era verdadeiramente ruim, ele só foi ingênuo e se permitiu ser manipulado. Ele errou muito, claro, mas muitos erraram com ele também, mesmo que não da mesma forma. Concluindo, Mitsuzane Kureshima teve seus erros e sofreu por causa deles. No fim, ele perdeu tudo quase tudo e mesmo que seus amigos quisessem deixar pra lá tudo que ele fez, ele não conseguia se perdoar. Antes de julgá-lo, vamos pensar bem se nós não faríamos o mesmo que ele, ok?

Takatora Kureshima (Zangetsu)

E pra finalizar, o personagem favorito de muitos fãs de Gaim. Takatora foi o homem que descobriu sobre Helheim e criou a Yggdrasil para poder impedir os avanços da floresta sobre a Terra. Takatora é, na verdade, o personagem mais complexo dessa série, mais até que o Kaito, na minha opinião. No começo, ele parecia um vilão lutando contra os Beat Riders sem nenhum motivo aparente, mas em pouco tempo nós descobrimos que não é nada disso. Ele tinha um senso de justiça e de responsabilidade semelhante ao do Kouta, mas diferente deste, Takatora estava mais do que preparado para tomar medidas drásticas em favor de um bem maior.

Takatora, em muitos aspectos, me lembra o Ozymandias de Watchmen. Este, apesar de ter matado milhões de pessoas e enganado o mundo inteiro, ele fez isso visando um bem maior (a paz mundial, no caso), no fundo ele sabia que seu pecado era imperdoável, mas ele não hesitou em executar seu plano, pois ele acreditava que aquilo tudo valia a pena se o mundo se tornasse um lugar melhor. Eu nem preciso dizer que com o Takatora foi a mesma coisa. Mesmo não tendo feito nada de ruim na série toda, a qualquer momento, ele pretendia sacrificar Zawame e todos os seus habitantes se isso significasse salvar o mundo. Ele sabia que era um pecado muito grande, no entanto, ele estava disposto a suportá-lo se fosse para garantir a salvação do mundo. Ele era extremamente altruísta e consciente. Fora isso, ele se preocupava com todos a sua volta e, mesmo tendo sido enganado pelas pessoas que ele mais confiava, ele não deixou de lutar por aquilo que ele acreditava.

A relação dele com seu irmão mais novo é um dos mais interessantes de Gaim. Ele não mimava o Micchy como qualquer irmão mais velho faria, ele era rígido e exigia sempre que seu irmão caçula se esforçasse para ser alguém bom como ele. Ele amava o Micchy do fundo do coração e acreditava que ele não merecia se envolver com seus negócios, dado os riscos que estes ofereciam. Takatora realmente achava que tinha o controle de tudo, mas quando ele descobriu que o Micchy era um Beat Rider, apesar do choque inicial, ele sentiu orgulho pois achava que o irmão tinha amadurecido e podia confiar nele. Claro que nem passou pela sua cabeça que o Micchy faria tudo aquilo que ele fez e, mesmo quando ele descobriu, não ficou com raiva do irmão, pelo contrário, ele ficou deprimido porque acreditava que o Micchy ficou daquele jeito por não ter lhe dado o devido amor e atenção. Ele focou tanto em seus negócios que deixou de lado a pessoa mais importante de sua vida. Apesar de muitos dizerem que ele não teve culpa de nada, ele acreditava que falhou como irmão mais velho porque não impediu o irmão caçula de se tornar uma pessoa ruim. De certo modo, era culpa dele mesmo, porque o que motivou o Micchy, inicialmente, foi a inveja que ele sentia do Takatora, fato esse que ele deveria ter imaginado.

No entanto, apesar de ter cometido erros, isso não muda o fato dele ter sido um personagem excelente. Ele, assim como o Kouta, não lutava por si mesmo, mas pelos outros. Diferente do Kouta, no entanto, ele estava disposto a se sacrificar por um bem maior, por isso ele fez tudo aquilo. Curioso é que, no fim, quem se sacrificou foi o Kouta mesmo e o Takatora ganhou uma chance de consertar seus erros, dando mais atenção pro Micchy e garantindo a segurança de todos. O melhor do Takatora é isso, ele era extremamente honrado, responsável, bondoso e queria fazer o bem para todos, entretanto, ele sabia que isso não era possível e acreditava que sacrifícios eram um mal necessário. Mesmo se ele morresse e fosse para o inferno, caso ele alcançasse seu objetivo de salvar a humanidade, ele não ficaria triste, pois ele estava pronto para receber qualquer punição pelas suas ações. De certo modo, tudo de ruim que aconteceu com ele na série, a traição dos amigos e do seu irmão, entre outras coisas, foram a punição dele pelos seus pecados. Até o fim, ele não desistiu de lutar e fez de tudo para garantir que a humanidade não fosse destruída.

Outra coisa muito legal é que, apesar de ter sofrido um monte na mão de outras pessoas, ele não guardou nenhum rancor. Ele sentiu pena ao ver o Sid sendo morto pelo Rosyuo, ele perdoou a Minato e ainda se esforçou para "acordar" o Micchy e fazê-lo perceber que ele estava comentando vários erros, um atrás do outro. Takatora foi um verdadeiro herói e um verdadeiro exemplo de ser humano. Mesmo pronto para matar milhões de pessoas, ele não queria isso realmente, mas ele acreditava que somente ele poderia suportar o peso de tantos pecados. Por fora, ele permanecia inabalável na maior parte do tempo, mas por dentro, sua alma chorava de tanta angústia. Em outras palavras, Takatora foi o personagem que mais sofreu, tanto fisicamente quanto psicologicamente, mas esse sofrimento todo serviu para limpar sua alma de seus pecados, mesmo que parcialmente. O sacrifício do Kouta o fez perceber que suas ações não foram em vão e estava disposto a limpar toda a sujeira causada por ele direta e indiretamente. Do auto-controle de um herói para a frieza de um vilão, esse é Takatora Kureshima.



Muito obrigado a todos que leram o post inteiro. Lembrando que esse post não é uma verdade absoluta, tudo que foi dito aqui foram interpretações minhas sobre os personagens, por isso eu posso ter errados em alguns momentos. Qualquer coisa, me falem onde eu errei para eu poder aprender mais, o que é sempre bom. Muito obrigado, mais uma vez, a todos que estão apoiando o meu blog e me dando dicas para posts futuros. Não deixem de opiniar sobre minha análise e, caso eu tenho dito algo que não condiz com a realidade, me fale para eu ficar sabendo melhor. Obrigado mais uma vez e até a próxima!

sábado, 5 de agosto de 2017

TOP 10 - Melhores Protagonistas (Kamen Rider)


Um dos principais fatores pra uma série ser considerada boa, além do enredo e das lutas, é o personagem principal. Uma série com enredo bobo e lutas mal-feitas ainda é assistível se tiver um bom protagonista, por outro lado, se uma série tiver um protagonista ruim, independente dos outros fatores, raramente vai chamar atenção de um grande número de telespectadores.
Pensando nisso, resolvi fazer esse Top 10 com os meus protagonistas favoritos. Lembrando sempre que a minha opinião não é absoluta, ou seja, você pode discordar em partes ou totalmente. Pra mim, não existe protagonista ruim, todos são bons de uma forma ou de outra, beleza? Certo, então vamos à lista.

10º Lugar - Daisuke Yamamoto (Amazon)


A-MA-ZON! O Rider Tarzan é um dos mais legais de toda a franquia, não só pela maneira como ele lutava e matava os monstros, pois ele também teve um desenvolvimento notável com o passar da série. De um ser animalesco e irracional, ele foi aprendendo a ser um humano normal. Aprendeu a falar, usar roupas e até mesmo desenvolveu seus próprios golpes de luta, deixando de lado as mordidas e unhadas. Fora que ele foi o primeiro Rider mutante da franquia, ou seja, ele teve sim sua importância como um todo. Sem contar que sua série inspirou o Kamen Rider Amazons, uma das séries mais viscerais e violentas dos últimos anos.

9º Lugar - Kotaro Minami (Black)


O favorito da maioria dos fãs brasileiros tinha que estar nessa lista de qualquer jeito. Apesar de não gostar da série em si (os fãs da Manchete que me perdoem), eu acho o Kotaro (ou Issamu, se preferir) um ótimo protagonista e herói. O que eu acho mais legal é como ele se manteve inabalável até o fim, mesmo sofrendo perdas irremediáveis e que, na maioria das vezes, foram culpa dele mesmo, direta ou indiretamente. Eu posso afirmar com certeza que nenhum outro protagonista antes dele sofreu tanto quanto o Black Sun. No final do Black, ele perdeu tudo (o irmão, as duas motos, o amigo monstro, a irmã e a amiga da irmã) e poderia ter passado o resto da vida infeliz, mas na série seguinte, o Black RX, ele já estava de bem com a vida, tendo um emprego e até uma namorada. Kotaro é um verdadeiro exemplo de perseverança. Com certeza, merece estar nessa lista.

8º Lugar - Kouta Kazuraba (Gaim)


Kouta é o protagonista com quem eu mais me identifico. Não só por ele ser um jovem desempregado, mas também pela sua insistência em sempre tentar ver o lado bom das pessoas (sim, é assim que eu sou). Kouta era um personagem inocente e até ingênuo mesmo, pois ele quase sempre era enganado por pessoas que queriam se aproveitar de sua ingenuidade. Apesar disso, Kouta nunca deixou de lutar por aquilo que acreditava e, até o fim, lutou para salvar a humanidade sem derramar uma gota de sangue sequer (diferente do Takatora que estava disposto a sacrificar milhões de pessoas para salvar bilhões). No fim, ele fez algo que pouquíssimos fariam, não vou dar spoilers, mas quem assistiu sabe, foi um ato muito nobre e justo. Um protagonista incrível para uma série incrível, esse é o Kouta.

7º Lugar - Yusuke Godai (Kuuga)


Um dos protagonistas mais carismáticos da franquia. Yusuke se tornou o Kuuga por acaso, mas no final das contas, mostrou-se ser o mais apto a usar o novo poder para lutar contra os Grongis. O mais legal é que, diferente da maioria dos Riders que vieram depois dele, que ficavam mais fortes ou por causa de upgrades que recebiam através de gadgets ou de novas armas, que seja, Yusuke foi ficando mais forte através de esforço e dedicação. Cada novo inimigo que ele enfrentava, ele ficava mais forte e até os upgrades que ele recebeu ao longo da série custaram caro, não foram algo simples de se receber. Yusuke sofreu bastante, viu pessoas morrerem, apanhou muito e ficou à beira da morte algumas vezes, mas ele nunca pensou em desistir e se esforçou pra conseguir proteger o sorriso das pessoas. Um protagonista sem igual.

6º Lugar - Wataru Kurenai (Kiva)


Wataru começou como um protagonista fraco e que tinha muita dificuldade em interagir com outras pessoas (muito parecido com o Shinji de Neon Genesis Evangelion), por causa disso, muitos não gostam dele, mas quem assistiu Kiva até o fim, testemunhou uma das mais incríveis evoluções de um protagonista em um Tokusatsu. Wataru, ao longo da série, encarou várias desilusões, crises existenciais, depressão e até mesmo fez algumas escolhas bem duvidosas, mas no fim, ele amadureceu e se tornou uma pessoa completamente diferente de como ele era no começo da série. Ele passou por muitos dilemas que nós mesmos passamos na vida real, mas diferente de muitos de nós, ele aprendeu com seus erros e se tornou um verdadeiro homem, com personalidade forte e tudo mais. Analisando todo o conjunto da obra, não me resta dúvidas que o Wataru merece estar nessa lista.

5º Lugar - Takeshi Hongo (Ichigo)


Se um dia vocês verem uma lista de "Melhores Kamen Rider" e não tiver esse homem na lista, desconsiderem imediatamente. Takeshi Hongo é uma lenda, extremamente respeitado por todos os fãs da franquia, até porque foi ele que começou tudo. Sua série foi inovadora na época, já que o que fazia sucesso mesmo eram séries e filmes de heróis/monstros gigantes, mas Kamen Rider veio com uma proposta bem diferente, mostrando um humano comum sendo transformado em um "monstro" para servir a um império do mal (Shocker), mas que, felizmente, conseguiu se libertar e dedicou todos os seus esforços para lutar contra as forças do mal. Sua série foi tão bem sucedida que, até hoje, é a série tokusatsu com o maior número de episódios (98 episódios) e influenciou todos os que vieram depois. Até hoje Takeshi é homenageado nas séries atuais e até apareceu no Showa vs Heisei, sendo interpretado pelo próprio Hiroshi Fujioka. Como eu falei, Takeshi Hongo é uma lenda e merece o respeito de todos.

4º Lugar - Shiro Kazami (V3)


Muitos, inclusive eu, consideram V3 a melhor série Kamen Rider da Era Showa. Shiro Kazami era amigo dos dois Kamen Rider (Takeshi Hongo e Hayato Ichimonji) e, após ter a família morta a mando da Destron, pediu para ser transformado em ciborgue para poder se vingar da organização do mal, tornando-se Kamen Rider V3. Mesmo com essa perda irremediável, Shiro não se deixou abalar e permaneceu firme do início ao fim, sempre mostrando ser um homem atencioso e com um bom coração. Muitas vezes, ele se preocupava mais com os outros do que consigo mesmo, mesmo ferido ou à beira da morte. Ele é um dos protagonistas mais carismáticos da franquia e sua série envelheceu muito bem. V3 é um verdadeiro marco pra franquia e, assim como a primeira série, é até hoje muito bem lembrada pelo público japonês.

3º Lugar - Kazuma Kenzaki (Blade)


Kenzaki, assim como muitos heróis, presenciou a morte dos pais quando criança. Isso fez com que ele desenvolvesse um senso de justiça e de responsabilidade muito forte, obrigando a si mesmo a sempre lutar pelos outros. Mesmo quando ele não tinha culpa de nada, ele se responsabilizava por não poder ter feito nada pra impedir o pior, o que demonstrava sua nobreza e sua perseverança. Kenzaki evoluiu muito como pessoa e como protagonista, mas o maior destaque da série foi sua amizade com o Hajime, um Undead que, inevitavelmente, causaria a destruição do mundo se não fosse selado. Essa amizade, somada com o senso de justiça forte, levou-o a tomar uma decisão muito arriscada, mas que ele fez sem pensar duas vezes, tanto pelo Hajime quanto pela humanidade. Kenzaki merece o respeito de todo fã da franquia, não só pelo seu imenso carisma e altruísmo, mas também pelas escolhas que fez. Ele foi um verdadeiro herói do início ao fim.

2º Lugar - Phillip (W)


O personagem central da minha série favorita. Phillip, mesmo sendo o homem mais inteligente do planeta, demonstrava ter algumas dúvidas em relação ao comportamento das pessoas, o que foi mudando a cada caso solucionado em parceria com o Shotarou. Mesmo sendo mais racional, Phillip esbanjava carisma sem ser apelativo (diferente de muitos protagonistas modernos) e, apesar de ser melhor pensando do que lutando, ele demonstrou ser um bom lutador quando ele se transformava em FangJoker. Ele nunca hesitou em tomar nenhuma decisão e tinha plena consciência do que deveria ser feito, por isso eu admiro ele. Shotarou também foi um ótimo protagonista, mas o meu favorito, com certeza, é o Phillip, por isso ele ganha a medalha de prata desse Top.

1º Lugar - Shinji Kido (Ryuki)

E a medalha de ouro vai para o protagonista mais humano de toda a franquia, Shinji Kido. Como assim "mais humano"? É simples. Shinji não tinha grandes habilidades, ele era uma pessoa comum que dependia do emprego e passava por muitos problemas que nós mesmos passamos no dia-a-dia. Shinji, mesmo quando se tornou Rider, não mudou drasticamente de personalidade ou se tornou um grande lutador de uma hora pra outra, pelo contrário, do início ao fim, ele foi um cara comum tentando fazer o que era certo. Ele foi o protagonista mais equilibrado da Era Heisei e em nenhum momento dependeu de "protagonismo" ou algo assim, na verdade ele foi o protagonista que mais se ferrou. Ele era o único Rider da série que realmente se importava em proteger as pessoas, diferente dos outros que priorizavam seus próprios desejos egoístas (com exceção do Tezuka, claro). Mas não só por isso, ele era um protagonista engraçado, não só por viver se atrapalhando, mas porque ele era espontâneo (assim como o Phillip), não tinha como não se divertir com ele. Por causa de tudo isso, eu considero o Shinji como o "Peter Parker" das séries Kamen Rider e ele está no meu Top 3 de personagens favoritos dos Tokusatsu.



É isso aí, muito obrigado por ter lido até aqui e muito obrigado também a todos que me apoiaram a continuar com meu Blog, estamos juntos. Até a próxima!