terça-feira, 12 de dezembro de 2017

5 Coisas Boas que Kamen Rider Decade nos Proporcionou

Kamen Rider Decade é, de longe, a série mais controversa da franquia Kamen Rider (e dos Tokusatsu em geral). Enquanto alguns amam e falam que é uma das melhores da franquia, outros odeiam e falam que é uma das piores. É, praticamente, impossível falar de Kamen Rider Decade em grupos de Tokusatsu sem causar discussão. Embora essa série tenha tido alguns detritos na produção que ocasionaram em problemas de roteiro, como várias pontas soltas e mudanças na estrutura do enredo, Decade foi uma série que trouxe também muitas mudanças positivas para o "Universo" das séries da Toei Company, apesar de muitos dizerem o contrário. Decade veio pra bagunçar um pouco as coisas, mas em compensação, ele também permitiu algumas inovações bem interessantes. É o que vamos ver à partir de agora. Não haverá spoilers, então pode ler sem preocupações.

1 - Ligação entre as séries da Era Heisei
Como todo mundo sabe, as séries Kamen Rider na Era Showa eram interligadas, ou seja, elas compartilhavam de um mesmo "universo" (assim como Ultraman), o que possibilitava que Kamen Riders de séries anteriores participassem de séries novas, enriquecendo a franquia de uma maneira incrível. Na Era Heisei, no entanto, esse fator foi sendo ignorado para que as novas produções pudessem ser mais independentes e terem enredos mais diferenciados. Se por um lado, isso fazia as séries terem identidades próprias e histórias mais bem trabalhadas, por outro isso dificultava para as séries terem alguma "cronologia" por assim dizer. Claro que os produtores até tentaram fazer com que tivessem alguma ligação, mas muitas vezes, as séries pareciam não terem ligação direta mesmo. Decade então veio para "unificar" as séries. Se antes elas pareciam ser desconexas, agora poderia dizer que elas compartilhavam o mesmo "universo". Claro que ele poderia ter ido mais além, explorado melhor cada série e procurado criar explicações de como elas poderiam ser partes de um mesmo "universo", mas como sabemos, isso não foi um fator tão bem explorado mesmo. Apesar disso, o fato do Decade ter "unificado" as séries da Era Heisei foi algo super importante para a execução dos vários crossovers que veríamos posteriormente. Sei que muitos não gostam desses crossovers, mas para a Toei, eles são extremamente importantes, então não podemos reclamar tanto.

2 - União entre Era Showa e Era Heisei

Se as ligações entre as próprias séries da Era Heisei eram fracas, as ligações destas com as séries da Era Showa eram inexistentes. Embora compartilhassem do mesmo nome e algumas características, ambas as eras eram como água e óleo, não se misturavam. Isso mudou graças aos Episódios 26 e 27 de Decade que trouxeram de volta às telas ninguém menos que Issamu Minami (ou Kotaro, se preferir), o eterno Kamen Rider Black/RX, interpretado pelo próprio Tetsuo Kurata. Essa foi a primeira vez que um Rider da Era Heisei interagiu com um Rider da Era Showa. Esses episódios serviram como pontapé inicial para que a Toei, finalmente, unificasse as duas eras, permitindo que nós pudéssemos rever Riders icônicos como o Ichigo, V3, Amazon e até o próprio Black, entre outros, interagindo com os novos Riders e passando mensagens importantes de como respeitar o passado e etc. Quem nos proporcionou isso foi o Decade. Fora que não podemos esquecer que isso foi ótimo também para as crianças de hoje em dia, que puderam conhecer um pouco dos heróis antigos que serviram de base para a criação dos novos. No fim, todos ganhamos com isso.

3 - União dos Universos "Kamen Rider" e "Super Sentai"

Kamen Rider e Super Sentai, as duas principais franquias da Toei, surgiram na Década de 70 (ambas criadas pelo mesmo gênio, Shotaro Ishinomori). Ambas seguiram rumos bem diferentes, por causa disso, as chances de haverem algum crossover entre séries de cada franquia era, praticamente, uma utopia. Imagina quantas pessoas sonharam com algo assim durante anos. Eis que vem Decade e mostra o primeiro crossover entre um Kamen Rider e um Super Sentai. Nos Episódios 24 e 25, tivemos a participação especial do Samurai Sentai Shinkenger, considerada por muitos fãs uma das melhores séries da franquia Super Sentai. Hoje pode parecer algo simples, mas na época, quantos adultos não devem ter ficado emocionados ao verem que, o que eles tanto desejaram durante anos, finalmente se realizou. Claro que eu posso estar exagerando, mas de qualquer forma, foi Decade que permitiu que houvessem crossovers entre Kamen Rider e Super Sentai. Apenas mais um motivo para respeitar essa série.

4 - Gokaiger

Falando em Super Sentai, você é fã de Gokaiger? Então você deve agradecer por Decade existir. A série do Esquadrão Pirata estreou em 2011 e foi um sucesso imediato. Muito bem lembrada até hoje pelas ótimas participações especiais, Gokaiger foi além do que apenas jogar personagens na tela sem nenhuma explicação e apresentou um roteiro que, não só justificava essas participações especiais, como também auxiliava para que as séries desses personagens pudessem ser encaixadas em uma linha cronológica coesa e bem amarrada. Fora que todos os personagens e suas séries foram bem retratados, tornando a experiência dos fãs muito satisfatória. Resumindo, tudo que Decade se propôs a fazer, Gokaiger fez e de maneira muito melhor. Agora pense bem, você realmente acha que teria sido assim se Decade não tivesse existido? Decade, no final das contas, foi uma série que, mesmo errando mais que acertando, mostrou como Gokaiger poderia ir na direção correta e funcionou. Então se você é fã de Gokaiger, tem a obrigação de respeitar Decade (ou não, sei lá, eu não mando na vida de ninguém).

5 - Trazer Fãs "das antigas" para a Modernidade

Por fim, o ponto que eu considero mais importante para nós, fãs. Até hoje, ainda existe muito preconceito com as séries novas por parte dos fãs das antigas (o pessoal que assistiu Kamen Rider Black e Black RX na Rede Manchete). Muitos desconheciam ou tinham total desinteresse nas séries da Era Heisei. Por mais que as séries desse período tenham ótimos enredos e tenham trazido inovações para a franquia, muitos ainda não queriam saber. Decade foi responsável por trazer muitas dessas pessoas (não todas, infelizmente) para a modernidade, graças aos já citados Episódio 26 e 27. Os episódios que trouxeram de volta o Black RX e o Black (interpretados pelo próprio Tetsuo Kurata) foram o grande incentivo para os fãs desses personagens (ou desse personagem, que seja) assistirem a série. Com isso, eles puderam conhecer um pouco das séries anteriores à Decade e, com isso, muitos buscaram se atualizar e pode ter certeza que a grande maioria não se arrependeu. Resumindo, Decade foi a porta de entrada de muitos fãs "das antigas" para a modernidade, então por isso, essa série deve sim ser respeitada, pois a importância que ela teve, para muitos, foi real.


Por fim, é isso. Embora, como eu falei anteriormente, Decade tenha errado mais do que acertado dentro de sua própria proposta, essa série foi responsável por trazer muitas mudanças positivas nas séries da Toei. Claro que muitos irão discordar e dizer que Decade só bagunçou tudo, mas aí é questão apenas de gosto pessoal. De qualquer modo, não deixe de expressar seu ponto de vista sobre essa série e dizer o que você acha das inovações que essa série trouxe. Muito obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário