terça-feira, 12 de dezembro de 2017

5 Coisas Boas que Kamen Rider Decade nos Proporcionou

Kamen Rider Decade é, de longe, a série mais controversa da franquia Kamen Rider (e dos Tokusatsu em geral). Enquanto alguns amam e falam que é uma das melhores da franquia, outros odeiam e falam que é uma das piores. É, praticamente, impossível falar de Kamen Rider Decade em grupos de Tokusatsu sem causar discussão. Embora essa série tenha tido alguns detritos na produção que ocasionaram em problemas de roteiro, como várias pontas soltas e mudanças na estrutura do enredo, Decade foi uma série que trouxe também muitas mudanças positivas para o "Universo" das séries da Toei Company, apesar de muitos dizerem o contrário. Decade veio pra bagunçar um pouco as coisas, mas em compensação, ele também permitiu algumas inovações bem interessantes. É o que vamos ver à partir de agora. Não haverá spoilers, então pode ler sem preocupações.

1 - Ligação entre as séries da Era Heisei
Como todo mundo sabe, as séries Kamen Rider na Era Showa eram interligadas, ou seja, elas compartilhavam de um mesmo "universo" (assim como Ultraman), o que possibilitava que Kamen Riders de séries anteriores participassem de séries novas, enriquecendo a franquia de uma maneira incrível. Na Era Heisei, no entanto, esse fator foi sendo ignorado para que as novas produções pudessem ser mais independentes e terem enredos mais diferenciados. Se por um lado, isso fazia as séries terem identidades próprias e histórias mais bem trabalhadas, por outro isso dificultava para as séries terem alguma "cronologia" por assim dizer. Claro que os produtores até tentaram fazer com que tivessem alguma ligação, mas muitas vezes, as séries pareciam não terem ligação direta mesmo. Decade então veio para "unificar" as séries. Se antes elas pareciam ser desconexas, agora poderia dizer que elas compartilhavam o mesmo "universo". Claro que ele poderia ter ido mais além, explorado melhor cada série e procurado criar explicações de como elas poderiam ser partes de um mesmo "universo", mas como sabemos, isso não foi um fator tão bem explorado mesmo. Apesar disso, o fato do Decade ter "unificado" as séries da Era Heisei foi algo super importante para a execução dos vários crossovers que veríamos posteriormente. Sei que muitos não gostam desses crossovers, mas para a Toei, eles são extremamente importantes, então não podemos reclamar tanto.

2 - União entre Era Showa e Era Heisei

Se as ligações entre as próprias séries da Era Heisei eram fracas, as ligações destas com as séries da Era Showa eram inexistentes. Embora compartilhassem do mesmo nome e algumas características, ambas as eras eram como água e óleo, não se misturavam. Isso mudou graças aos Episódios 26 e 27 de Decade que trouxeram de volta às telas ninguém menos que Issamu Minami (ou Kotaro, se preferir), o eterno Kamen Rider Black/RX, interpretado pelo próprio Tetsuo Kurata. Essa foi a primeira vez que um Rider da Era Heisei interagiu com um Rider da Era Showa. Esses episódios serviram como pontapé inicial para que a Toei, finalmente, unificasse as duas eras, permitindo que nós pudéssemos rever Riders icônicos como o Ichigo, V3, Amazon e até o próprio Black, entre outros, interagindo com os novos Riders e passando mensagens importantes de como respeitar o passado e etc. Quem nos proporcionou isso foi o Decade. Fora que não podemos esquecer que isso foi ótimo também para as crianças de hoje em dia, que puderam conhecer um pouco dos heróis antigos que serviram de base para a criação dos novos. No fim, todos ganhamos com isso.

3 - União dos Universos "Kamen Rider" e "Super Sentai"

Kamen Rider e Super Sentai, as duas principais franquias da Toei, surgiram na Década de 70 (ambas criadas pelo mesmo gênio, Shotaro Ishinomori). Ambas seguiram rumos bem diferentes, por causa disso, as chances de haverem algum crossover entre séries de cada franquia era, praticamente, uma utopia. Imagina quantas pessoas sonharam com algo assim durante anos. Eis que vem Decade e mostra o primeiro crossover entre um Kamen Rider e um Super Sentai. Nos Episódios 24 e 25, tivemos a participação especial do Samurai Sentai Shinkenger, considerada por muitos fãs uma das melhores séries da franquia Super Sentai. Hoje pode parecer algo simples, mas na época, quantos adultos não devem ter ficado emocionados ao verem que, o que eles tanto desejaram durante anos, finalmente se realizou. Claro que eu posso estar exagerando, mas de qualquer forma, foi Decade que permitiu que houvessem crossovers entre Kamen Rider e Super Sentai. Apenas mais um motivo para respeitar essa série.

4 - Gokaiger

Falando em Super Sentai, você é fã de Gokaiger? Então você deve agradecer por Decade existir. A série do Esquadrão Pirata estreou em 2011 e foi um sucesso imediato. Muito bem lembrada até hoje pelas ótimas participações especiais, Gokaiger foi além do que apenas jogar personagens na tela sem nenhuma explicação e apresentou um roteiro que, não só justificava essas participações especiais, como também auxiliava para que as séries desses personagens pudessem ser encaixadas em uma linha cronológica coesa e bem amarrada. Fora que todos os personagens e suas séries foram bem retratados, tornando a experiência dos fãs muito satisfatória. Resumindo, tudo que Decade se propôs a fazer, Gokaiger fez e de maneira muito melhor. Agora pense bem, você realmente acha que teria sido assim se Decade não tivesse existido? Decade, no final das contas, foi uma série que, mesmo errando mais que acertando, mostrou como Gokaiger poderia ir na direção correta e funcionou. Então se você é fã de Gokaiger, tem a obrigação de respeitar Decade (ou não, sei lá, eu não mando na vida de ninguém).

5 - Trazer Fãs "das antigas" para a Modernidade

Por fim, o ponto que eu considero mais importante para nós, fãs. Até hoje, ainda existe muito preconceito com as séries novas por parte dos fãs das antigas (o pessoal que assistiu Kamen Rider Black e Black RX na Rede Manchete). Muitos desconheciam ou tinham total desinteresse nas séries da Era Heisei. Por mais que as séries desse período tenham ótimos enredos e tenham trazido inovações para a franquia, muitos ainda não queriam saber. Decade foi responsável por trazer muitas dessas pessoas (não todas, infelizmente) para a modernidade, graças aos já citados Episódio 26 e 27. Os episódios que trouxeram de volta o Black RX e o Black (interpretados pelo próprio Tetsuo Kurata) foram o grande incentivo para os fãs desses personagens (ou desse personagem, que seja) assistirem a série. Com isso, eles puderam conhecer um pouco das séries anteriores à Decade e, com isso, muitos buscaram se atualizar e pode ter certeza que a grande maioria não se arrependeu. Resumindo, Decade foi a porta de entrada de muitos fãs "das antigas" para a modernidade, então por isso, essa série deve sim ser respeitada, pois a importância que ela teve, para muitos, foi real.


Por fim, é isso. Embora, como eu falei anteriormente, Decade tenha errado mais do que acertado dentro de sua própria proposta, essa série foi responsável por trazer muitas mudanças positivas nas séries da Toei. Claro que muitos irão discordar e dizer que Decade só bagunçou tudo, mas aí é questão apenas de gosto pessoal. De qualquer modo, não deixe de expressar seu ponto de vista sobre essa série e dizer o que você acha das inovações que essa série trouxe. Muito obrigado e até a próxima.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Top 10 - Personagens mais Inteligentes (Kamen Rider)


A inteligência é um fator muito importante para conseguir viver em sociedade e, na ficção, isso não é diferente. No caso da franquia Kamen Rider, por ser bastante pautada na ficção científica, existem vários personagens com inteligência acima da média. Pensando nisso, resolvi fazer esse Top com os personagens mais inteligentes dos Kamen Rider da Era Heisei (Sim, não vai ter personagens da Era Showa nesse Top). Lembrando que inteligência não é algo que dá pra medir com precisão, ou seja, essa lista é meramente especulativa, pois não dá pra definir com total certeza quem é mais inteligente que quem (tirando os primeiros colocados que foram fáceis de definir). Dito isso, vamos logo para o Top (contém spoilers, cuidado).

10º Lugar - Akari Tsukimura (Ghost)

Amante da ciência, Akari foi, durante muitos momentos, importante para o grupo. Além de já ter feito muitas descobertas que auxiliaram o Takeru e os outros Riders, ela criou algumas invenções bem úteis, como, por exemplo, o aparelho que permitia humanos normais serem capazes de enxergar fantasmas e Ganmas. Apesar de ser uma prodígio, infelizmente, ela não foi tão bem utilizada na série mesmo (assim como a maioria dos personagens do elenco de apoio). Por ter demonstrado ter um potencial enorme, ela merece estar nesse Top.


9º Lugar - Rinna Sawagami (Drive)

A excêntrica cientista de Drive era responsável por criar as armas utilizadas pelos Riders dessa série, além de ter criado o Mach Driver utilizado pelo Chase e ter realizado alterações no Belt-san que permitiram que o Shinnosuke ficasse ainda mais forte. Além de extremamente inteligente, ela ainda era muito criativa, já que as armas que ela criava eram criatividade pura (pistola-porta, espada-volante, machado-semáforo, etc). Realmente, inteligência e criatividade andam de mãos dadas.


8º Lugar - Tendou Souji (Kabuto)

Muitos fãs do personagem podem dizer que ele deveria estar em uma posição mais elevada. Realmente, ao que tudo indicava, ele tinha mesmo potencial para isso, porém, embora seja um excelente estrategista, analítico e perspicaz, ele não era um inventor/cientista que nem os outros personagens desse Top. Dado a sua personalidade fria e calma, certamente ele tinha potencial para ser mais inteligente do que a maioria dos personagens mostrados aqui, mas como não tem nada que comprove isso, ele fica em oitavo lugar mesmo (Não me matem, kabuteiros).

7º Lugar - Sumiko Ozawa (Agito)

Ozawa, além de ter uma personalidade forte, ainda era dona de um intelecto inigualável que a permitiu desenvolver o Sistema G3-X, uma armadura que permitia o usuário ser capaz de enfrentar os Unknows. Além de ser inteligente, a Ozawa era quem botava ordem na casa, fora o fato de que ela era boa de copo. Quando eu for fazer um Top 10 Melhores Personagens Femininas de Kamen Rider, podem ter certeza que a Ozawa estará lá.




6º Lugar - Kiyoto Maki (OOO)

Maki foi o criador do Medal System que permitia a transformação em Kamen Rider Birth e ainda conseguiu bolar um plano para destruir o mundo utilizando as Medalhas Core. Por mais que o seu plano não tenha dado certo, Maki se mostrou extremamente inteligente, até pela personalidade fria e a incapacidade de sentir apego a algo ou alguém. Maki foi um ótimo vilão, tanto que até apareceu no Top 10 Melhores Vilões de Kamen Rider aqui no blog (Link pra quer quiser conferir).



5ª Lugar - Ryoma Sengoku (Gaim)

Criador dos Sengoku Driver e Genesis Driver, capazes de transformar as frutas de Helheim em Lock Seeds, Ryoma elaborou todo um plano para conseguir alcançar o seu objetivo que era ter a posse do Fruto Proibido. O plano dele foi tão brilhante que envolveu até os Overlords, manipulando-os completamente. Apesar de seu plano ter dado certo por um tempo, graças a sua arrogância, ele perdeu o fruto e teve que se ver com o Kaito que acabou com a raça dele. Realmente, o defeito da maioria dos gênios, com certeza, é a arrogância exacerbada.


4ª Lugar - Kengo Utahoshi (Fourze)

Kengo era o responsável por criar os Switches e Foodroids, sintetizando a energia cósmica e aplicando em seus inventos. Além disso, ele também foi responsável pela criação do Fourze Driver, ou seja, se não fosse por ele, não haveria a série. O feito mais impressionante do Kengo foi ter encontrado uma maneira de ressuscitar o Gentarou utilizando o Cosmic Switch, ou seja, analisando o conjunto da obra, ele foi o único aliado do Fourze que foi realmente útil (irônico).



3º Lugar - Shin Kuroto Dan (Ex-Aid)

Outro personagem que, se não existisse, consequentemente, não haveria a série. Kuroto criou os Game Drivers e foi um dos primeiros a conseguir estudar os Bugsters. Ele elaborou um plano complexo que ocasionou na criação do Kamen Rider Chronicles e ainda encontrou uma maneira de ressuscitar na forma de bugster, tendo como bônus um pacote de 100 vidas. Como se isso tudo já não bastasse, ele ainda criou o Hyper Muteki Gashat que permitiu o Ex-Aid superar o poder do Cronus, que era o único capaz de derrotar o Genmdeus. Não é a toa que ele se orgulhava tanto de seus "talentos divinos".

2º Lugar - Philip (W)

Philip, além de ser naturalmente inteligente, devido sua fixação em sempre querer aprender coisas novas, ele ainda era capaz de acessar a Biblioteca Mundial que disponibilizava a resposta para qualquer pergunta possível. Aliás, importante frisar que ele não tinha todas as informações do mundo armazenadas em seu cérebro, como muitos pensam. Se fosse assim, não haveria a necessidade dele e o Shotaro fazerem investigações. Apesar disso, ele é, sem sombra de dúvidas, um dos mais inteligentes da franquia, sendo superado apenas pelo primeiro colocado desse Top.

1º Lugar - Sento Kiryu (Build)

O protagonista da atual série Kamen Rider já chegou roubando o posto do Philip como personagem mais inteligente dos Kamen Rider da Era Heisei. Por que ele é o mais inteligente? Simples, porque o diretor da série, Ryuta Tasaki, disse que ele é o protagonista com maior QI entre os Riders da Era Heisei, ou seja, não precisa saber mais nada pra confirmar isso. Claro que, como a série ainda está em seu 14º Episódio, ainda tem muita coisa a ser mostrada sobre esse personagem, mas como nós já temos a confirmação de que o Sento é o mais inteligente, então ele ganha a medalha de ouro desse Top.

Menção Honrosa: Takeshi Hongo (Ichigo)

Como eu falei no começo desse post, o Top seria composto apenas de personagens de séries da Era Heisei, então eu tive que deixar o lendário Takeshi Hongo de fora da lista. No entanto, é preciso que fique claro que ele, não só é o personagem mais inteligente da franquia Kamen Rider, como também é, possivelmente, o mais inteligente de toda a ficção, já que este personagem possui um QI de 600. Sim, isso mesmo que vocês leram. Por causa disso, Takeshi Hongo é Hors concours, ou seja, não merece ser comparado com ninguém (ficaria até injusto para os outros personagens).


Obrigado, mais uma vez, para quem leu todo o post. Lembrando que esse lista é, em sua maior parte, especulativa, caso vocês achem que teve alguma colocação "deslocada" nesse Top, pode argumentar. Muito obrigado e até a próxima. Abraços.