terça-feira, 12 de setembro de 2017

TOP 10 - Yellows de Super Sentai (Homens)


Estamos no Setembro Amarelo (mês de conscientização à prevenção do suicídio), então eu decidi trazer para o Blog mais um Top 10 de Super Sentai focado apenas nos Rangers amarelos da franquia, afinal, todos sabemos que essa é a cor mais comum depois de vermelho e azul, aparecendo em quase todas as séries Super Sentai (ficando de fora apenas de JAKQ, Battle Fever J, Changeman e Kyoryuger). Porém, assim como eu fiz com o Top 10 Reds que eu dividi em dois (Reds do Século 20 e do Século 21), eu resolvi dividir esse em dois também, o primeiro sendo dos Yellows Homens e ainda essa semana teremos a "continuação" com o das Yellows Mulheres. Sem mais delongas, vamos ao Top.

10º Lugar - Daigoro Kumano/Ki Ranger II (Goranger)

Apesar de não ter sido o primeiro Yellow da equipe, Daigoro entrou pra equipe após o afastamento de Daita, o primeiro Ki Ranger. Demonstrando que gordos também podem ser heróis, Daigoro provou ser um personagem muito carismático e representativo, mas infelizmente ele não durou muito em Goranger. Após ser esfaqueado na barriga, Daigoro veio a falecer sendo velado pelos outros membros da equipe. Por toda a representatividade e pelo seu sacrifício heróico, o segundo Ki Ranger merece ser citado aqui.


9º Lugar - Daimon Tatsumi/Go Yellow (GoGoV)

Daimon evoluiu muito como guerreiro ao longo da série. No começo, ele era muito impulsivo e irritado, menosprezando o trabalho em equipe e partindo pra cima dos inimigos antes de elaborar uma boa estratégia. Com o passar do tempo, ele foi aprendendo a ser mais comportado e criou um vínculo muito forte com os seus quatro irmãos, principalmente Matoi e Nagare. Esse teve que aprender da pior maneira mesmo, mas o importante é que ele amadureceu e se tornou um bom integrante da equipe.



8º Lugar - Kouta Bitou/Hurricane Yellow (Hurricanger)

Um personagem com um passado triste. Após perder os pais e a avó, Kouta ficou responsável de tomar conta de sua irmã mais nova. Dotado de coragem e carisma, quando ele não está enfrentando os inimigos de Jakanja, ele cuida de crianças em uma creche. Pelos seus dons fraternos e força perante tantas tragédias, ele com certeza merece estar nesse Top.






7º Lugar - Asao Hyou/Vul Panther (Sun Vulcan)

Com apenas 19 anos de idade, Asao foi escolhido para ser oficial do exército da GWP, será que o cara é bom? Como membro dos Sun Vulcan, ele era responsável pelas operações terrestres, mas sua alto patente no exército não fizeram ele deixar de ser excêntrico. Comilão, energético e com medo de cães, Asao esbanjava carisma e não tem quem discorde dele estar aqui.






6º Lugar - Boi/Tiger Ranger (Zyuranger)

Boi era, de longe, o melhor personagem da equipe. Apesar de ter apenas 16 anos, ele conseguia ser o mais maduro e responsável dentre os Zyuranger, muito embora ele fosse um tanto ingênuo em alguns momentos. Muitas pessoas, até hoje, pensam que o Boi é mulher (ou, pelo menos, os que só conhecem Power Rangers), por isso acho válido citar ele aqui. Aliás, ele foi interpretado pelo Takumi Hashimoto que interpretou o Manabu em Jiraya, legal né?




5º Lugar - Gaku Washio/Gao Yellow (Gaoranger)

Sei que muitos consideram Gaoranger um Sentai mediano, mas ele tem seus pontos positivos. Gaku mesmo é que nem o Boi, tinha uma personalidade forte, era sério nas lutas e exigia que seus companheiros tivessem uma postura mais profissional. Quando o Kakeru entrou para a equipe, ele foi deixando de ser tão rígido aos poucos, mas ainda sim, ele nunca deixou de ser o mais responsável dos Gaoranger. Ele não fazia nada por acaso, até seu cabelo de Pequeno Príncipe tinha um motivo. Por essas e outras, considero o Gao Yellow digno de entrar nesse Top.


4º Lugar - Raita Ooishi/Yellow Owl (Jetman)

Muitos vão dizer que tanto o Raita quanto a Ako foram personagens mal-utilizados em Jetman. Realmente, eles não tiveram o devido destaque, mas ambos eram muito carismáticos, especialmente o Raita. Sendo o alívio cômico da equipe, Raita era muito engraçado e, apesar de sua forma física, ele conseguia lutar sem nenhuma dificuldade, como era de se esperar. Apesar de humilde e bastante tímido, no final ele se casou e se tornou um homem de respeito. Um exemplo de perseverança, mas sem perder o bom humor. Ele pode não ter tido o devido desenvolvimento, mas mesmo assim, ele foi um ótimo Yellow.

3º Lugar - Tsubasa Ozu/Magi Yellow (Magiranger)

Tsubasa era o membro mais equilibrado dentre os Magiranger. Sendo bastante calmo e comportado, ele cativava pelo seu cinismo e por muitas vezes entrar em conflito com o Kai. Ele podia parecer um personagem vazio comparado com os outros, mas por dentro, ele se preocupava muito com as coisas a sua volta. Ele é do tipo que prefere guardar os sentimentos para si e boa parte de nós somos assim também, por isso o Tsubasa é um personagem fácil de se identificar. Ele merece a medalha de bronze.



2º Lugar - Jou Ohara/Yellow Lion (Liveman)

Esse aqui finge ser durão, mas na verdade ele é muito sentimental. Além de ter se apaixonado por três mulheres ao longo da série, Jou fez de tudo para trazer seu amigo Gou de volta pro lado do bem e conseguiu. Ele balanceava as melhores qualidades do Yusuke e da Megumi: Era forte e inteligente, apesar de bem estouradinho no começo. Jou evoluiu muito juntamente com seus companheiros e é por isso que Liveman é, frequentemente, considerado o melhor Sentai dos Anos 80 por muitos. Ele ganha a medalha de prata.



1º Lugar - Domon/Time Yellow (Timeranger)

E a medalha de ouro vai para o Yellow do meu Sentai favorito de todos. Domon, de longe, é o personagem que mais amadureceu e melhorou ao longo de Timeranger, de um playboy folgado e ignorante, quando ele conheceu a Honami, ele aprendeu a ser mais sensível e compreensivo. Quando ele descobriu que ela era apaixonada pelo Ayase, ao invés de ficar bravo com ele, Domon implorou para ele ficar com a Honami, pois tudo que ele queria era vê-la feliz. De fato, ele desenvolveu uma amizade muito forte com o Ayase que, inicialmente, ele detestava. Ele teve um ótimo desenvolvimento e, para muitos, ele é o melhor personagem de Timeranger (ou seria, se não fosse pelo Naoto). Domon é o cara e ponto final.


Muito obrigado a todos que leram até o fim. Ainda essa semana, teremos a continuação com a mulheres que usaram amarelo nos Super Sentai. Até a próxima!

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Kamen Rider Build - Uma Fórmula misturando os Melhores Ingredientes


O primeiro episódio de Kamen Rider Build estreou ontem e, como era de se esperar, ele surpreendeu. De fato, Build demonstrou ser uma série com enorme potencial, um enredo interessante e personagens que podem ser muito bons se forem bem desenvolvidos. Build tem grande chances de se tornar uma das melhores séries Kamen Rider da Era Heisei e de toda a franquia, no geral.
Mas eu não vim aqui fazer uma análise do primeiro episódio em si e sim demonstrar algumas coisas que eu apurei em relação à maioria dos elementos apresentados até agora. Como está escrito no título dessa postagem, Build demonstrou ser uma colcha de retalhos de outras séries Kamen Rider, tanto no Rider em si quanto no modelo da série e seu enredo, mas vamos por partes. Lembrando que o fato da série falar sobre química é algo que casa perfeitamente com o fato do Build possuir vários elementos de séries anteriores, afinal, vai juntando as substâncias para formar a fórmula perfeita.

1 - Poderes Duplos (W)

Desde que saiu a primeira imagem oficial do Build, mostrando apenas sua silhueta sem mostrar mais do seu visual, a galera já o comparava com o Kamen Rider W devido ao fato da imagem ter duas cores de cada lado e não deu outra. O conceito do Build utilizar dois poderes por vez para lutar contra os monstros é muito parecido com o Kamen Rider W que utilizava duas Gaia Memories por vez. Não é uma mera coincidência, Build realmente foi inspirado no W nesse quesito e isso já demonstra que esse Rider vai ser excelente, pois como todos sabem, W beira à perfeição (é o que eu acho, pelo menos).

2 - Monstros que não são Monstros (W e Fourze)

Outro elemento muito parecido com o W é com relação aos monstros. Os Smashs, na verdade, são seres humanos que sofreram experiências mutantes e foram transformados em monstros (com que propósito, só o futuro nos dirá). Apesar de ser bem diferente, o conceito de humanos se transformarem em monstros lembra bastante os Dopants de W e até mesmo os Zodiarts de Kamen Rider Fourze. A diferença é que, no caso dos Smashs, os humanos são transformados contra a vontade, enquanto os Dopants e os Zodiarts agiam por conta própria. Também dá pra fazer comparação com os Orphenocs de Kamen Rider 555, que também eram humanos que viravam monstros, mas os Smashs podem voltar ao normal (talvez não totalmente, isso teremos que ver mais).

3 - Rider que usa os poderes dos monstros (Blade)

Desde que eu vi uma das primeiras imagens oficiais mostrando o primeiro monstro de Build, eu percebi que ele parecia muito com uma das formas alternativas do próprio Build, a HedgehogTank que era branco e azul que nem o monstro. Isso me levou a crer que o Build iria utilizar a essência dos monstros derrotados para adquirir poderes novos e é exatamente isso que ele faz. Esse conceito é muito parecido com Kamen Rider Blade, uma vez que, quando os Undeads eram derrotados e selados em cartas, os Riders podiam usar essas cartas para adquirir poderes novos. Blade é tão bom quanto W, então continua no caminho certo.

4 - Elementos Espaciais/Alienígenas (Kabuto e Fourze)

Ao que tudo indica, os inimigos dessa série têm seus poderes provenientes da Caixa de Pandora, objeto encontrado em Marte. Nós já vimos elementos extraterrestres em Kamen Rider Kabuto com os Worms (seres alienígenas) e até mesmo em Fourze com o conceito da Energia Cósmica (que dava poderes aos Riders e Zodiarts). Será que essa série terá ligação com Fourze?


5 - Objeto Misterioso/Contexto Religioso (Gaim)

Como eu falei no tópico anterior, o objeto central da trama de Build é a Caixa de Pandora, um cubo encontrado em Marte por astronautas e que foi capaz de dividir o Japão em três partes, além de trazer os monstros para a série. Caixa de Pandora é um mito da mitologia grega referente à uma caixa que continha todos os males do mundo e que foi dada à Pandora por Zeus. Não se sabe se é só uma referência ou se teremos algum elemento místico na série, mas isso lembra bastante o Kamen Rider Gaim que girava em torno do Fruto Proibido, uma maçã dourada que foi diretamente inspirada na Maçã do Éden, elemento da religião Judaico-Cristã.

6 - Protagonista com amnésia (Agito e Decade)

Sento Kiryu, o protagonista, é um amnésico que sofreu experiências mutantes antes de perder suas memórias. Esse conceito de protagonista que não se lembra do passado é o mesmo caso do Shouichi Tsugami, protagonista de Kamen Rider Agito. Também faz menção ao Tsukasa Kadoya de Kamen Rider Decade que tinha poucas memórias de seu passado.



7 - Organização Misteriosa (555 e W)

Pelo o que podemos ver no primeiro episódio, os Smashs não estão surgindo por acaso, alguma entidade ou indivíduo está sendo responsável por isso. Não se sabe se é uma organização ou algum inimigo específico, mas se for o caso de uma organização do mal, então não tem como não lembrar da Smart Brain de Kamen Rider 555, criada com o propósito de servir ao Orphenoc Rei, ou mesmo a Museum de Kamen Rider W, liderada pela Família Sonozaki. Também podemos citar a Fundação X, que apareceu em W e foi mencionada algumas vezes em outras séries da Toei, como Fourze e no especial de Kamen Rider Brave. Será que teremos mais uma menção à essa organização? Só o futuro...

8 - Vilão com Identidade Secreta (Wizard e Ex-Aid)

O primeiro vilão a aparecer na série é Night Rogue, uma espécie de "homem-morcego" que, supostamente, é o responsável pelas experiências mutantes que transformam humanos em Smashs e também o responsável por sequestrar e apagar as memórias de Sento. Sua identidade secreta, com certeza, vai ser um dos maiores atrativos do enredo de Kamen Rider Build. Isso lembra bastante o Wiseman de Kamen Rider Wizard e o Genm de Kamen Rider Ex-Aid que começaram sem ninguém saber suas identidades secretas.

9 - Objeto que vira moto (OOO e Gaim)

Todos os Kamen Rider tem sua própria moto (exceto o Drive que tinha um carro), mas alguns ainda tinham objetos que se transformavam em motos, como é o caso do Kamen Rider OOO e suas "máquinas de refrigerante" que viravam motos ou até mesmo o Gaim e seus cadeados de flor (ui). No caso do Build, ele terá um celular que se transforma em moto. Estranho, mas funcional. Não é um detalhe tão relevante, mas vale a citação aqui.

10 - Elementos dos Kamen Rider da Era Showa

Por fim, o fator que creio que vai chamar a atenção de muitos. Kamen Rider, como todos sabem, seguia uma fórmula bem específica na Era Showa e que foi sendo deixada de lado na Era Heisei: Um ser humano que sofreu experiências científicas por uma organização do mal, conseguiu fugir e agora dedica sua vida para destruir essa organização. Esse conceito, como eu falei, foi sendo deixado de lado aos poucos nas séries da Era Heisei e é por isso que muitos fãs dos Showa Riders torcem o nariz para a maioria dos Heisei Riders. O fato de Build trazer de volta alguns desses elementos é algo extremamente positivo, pois com certeza vai agradar os fãs das antigas, ao mesmo tempo que vai ser aceitável por parte dos fãs novos. Afinal, quem é fã de Black, por exemplo, certamente se sentiu à vontade vendo o Sento sofrendo aquela experiência mutante (por mais estranho que isso possa parecer).

Concluindo, Kamen Rider Build tem um potencial gigantesco por misturar vários elementos como em uma experiência química. Eu, assim como muitos, estou muito ansioso para os próximos episódios que, com certeza, serão tão incríveis quanto o primeiro. E vocês, o que acharam do primeiro episódio de Build?

As imagens utilizadas foram tiradas do primeiro episódio da série que foi legendado pela New Zect, os caras lá fizeram um ótimo trabalho como sempre.